Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2024
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado destacou ontem a importância do Judiciário oferecer uma comunicação de qualidade para a sociedade. Lembrou que “a nossa instituição é pública, diretamente ligada ao dia a dia do cidadão, e a partir disso ela precisa se comunicar bastante com a comunidade.” Ele saudou os participantes do evento, realizado no auditório do Espaço Multi – Comunicação e Eventos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, intitulado “Tem pauta nova no Sistema de Justiça!”, que envolveu Tribunais com sede no Estado (TJRS, TRF4, TRT4, TRE-RS e TJM-RS) e órgãos como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado e Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre. O Desembargador Alberto Delgado destacou ainda, que “o Tribunal de Justiça, com inovação trazida sob a direção do Desembargador Antônio Vinicius, passou a produzir a notícia. A fonte hoje produz a notícia, porque temos profissionais qualificadíssimos nas nossas assessorias e o jornalista já sai com um bom espaço de distância percorrido ao se apropriar de um material feito por um colega seu”. Este colunista participou do encontro, representando a Rede Pampa de Comunicação. A iniciativa, sem dúvida, fortalece a importância da transparência, da proximidade e da humanização da comunicação, em especial em uma área que lida com temas sensíveis da sociedade, como é o caso do sistema Judiciário.
Interação com as instituições e a imprensa
Presidente do Conselho de Comunicação Social do Poder Judiciário estadual gaúcho, que sediou o encontro de ontem, o Desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira destacou o momento de transformação da comunicação institucional do Tribunal de Justiça e a importância da interação com as instituições e a imprensa. “Essa é a segunda oportunidade de conversarmos sobre o assunto. Quem ganha com isso é a sociedade que passa a estar cada vez melhor informada. Não há transparência sem que todos estejam engajados”, afirmou o desembargador.
Relatos dos representantes das instituições
O assessor-chefe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral, Cleber Moreira, destacou que, com a proximidade das eleições municipais, o TRE gaúcho está focado no prazo do dia 8 de maio para regularização do título eleitoral. A expectativa é contabilizar o número de eleitores. A chamada para que os jovens façam a biometria, exigida para o primeiro título eleitoral também ganha destaque na pauta da comunicação do TRE, explicou Cleber.
Tribunal de Justiça
A temática da Comunicação Não-Violenta (CNV), abordagem de comunicação que prioriza a valorização das relações interpessoais foi destacada Diretora do Departamento de Relações Públicas do Tribunal de Justiça, Analice Bolzan. Apresentou cases, exemplos de ações do Judiciário gaúcho voltadas ao assunto. A prática é utilizada nos procedimentos de conciliação e mediação e está sendo recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aplicação nos órgãos do Poder Judiciário como um todo.
Tribunal Regional Federal da 4ª Região
A diretora de Comunicação Social do TRF-4, Patrícia Picon, mencionou que, na busca por uma maior proximidade com a sociedade e humanização nas relações, o Tribunal Regional Federal decidiu remodelar o relatório anual da instituição. Explicou que as novas publicações dão mais ênfase à atuação da instituição voltada à sociedade. O relatório traz textos mais coloquiais, com o objetivo de levar informações à população.
Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
A equipe de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4) apresentou a estrutura do tribunal e a atuação voltada para trazer ao público informações sobre decisões importantes para demonstrar a relevância social da atuação das instâncias do órgão. O diretor da Secretaria de Comunicação do TRT-4, Juliano Machado, e os jornalistas da assessoria de imprensa da instituição, Gabriel Borges Fortes e Eduardo Matos, apresentaram o trabalho de comunicação desenvolvido pelo TRT-4.
Tribunal de Justiça Militar do Estado
Marcelo Nepomuceno, coordenador da Comunicação do Tribunal de Justiça Militar do Estado, comentou que um dos maiores desafios da instituição é fazer com que a imprensa e a sociedade compreendam as competências da instituição que julga policiais militares e bombeiros militares. Nessa linha, Nepomuceno apresentou uma nova e inovadora ferramenta criada no Tribunal na qual o cidadão consegue compreender melhor as decisões judiciais com ajuda da inteligência artificial. O projeto “Explica Aí, Tchê”, apresentado ontem, é realmente inovador, em sintonia com utilização de linguagem simples no Judiciário, preocupação que faz parte, inclusive, de um pacto nacional do Poder Judiciário.
Ministério Público
Coordenadora do Gabinete de Comunicação do Ministério Público do Estado, Roberta Salinet destacou a preocupação em ouvir e entender o que a sociedade pensa sobre a instituição e anunciou que em breve será lançada uma campanha na qual explica que a Promotoria de Justiça é o Ministério Público no interior, fazendo com que as pessoas compreendam melhor a estrutura e funções do MP.
Defensoria Pública do Estado
Coordenador de comunicação da Defensoria Pública do Estado (DPE), Felipe Daroit comentou que não faltam histórias para os jornalistas contarem, a partir da atuação da DPE, voltada aos vulneráveis. Afirmou que o esforço da área de comunicação é mostrar um conteúdo focado nos atendimentos e projetos de interesse da população. O coordenador de comunicação comentou ainda o desafio de dosar as vaidades, ao afirmar que “há muito conteúdo jornalístico, pra gente ficar postando foto que só será usada no Instagram pessoal da autoridade”, numa alusão que mencionou como específica no órgão em que atua como coordenador.
Procuradoria-Geral do Município
A coordenadora da Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Porto Alegre, Sandra Denardin, chamou a atenção para o fato de que uma das ações previstas é facilitar o entendimento da população em relação à função da PGM. Nessa linha, trouxe alguns exemplos da atuação da Procuradoria em temas sensíveis da comunidade de Porto Alegre. Após as apresentações das instituições, a Diretora de Comunicação Social do TJRS, Adriana Arend, conduziu um debate com os veículos de comunicação, mediado pelo jornalista Daniel Scola.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.