Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de maio de 2024
Em Santa Catarina, a previsão é que as chuvas diminuam neste domingo (5). Porém, alertou a Defesa Civil catarinense, ainda há condição para temporais e risco alto para deslizamentos, principalmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul: Serra, Sul e Oeste catarinense.
Desde quinta (2), a chuva causa estragos em Santa Catarina. O governo catarinense informou que quatro municípios já decretaram situação de emergência. São eles: Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, no Sul do estado, e Ipira, no Oeste. Nesta última cidade, um idoso de 61 anos morreu dentro de um carro que foi levado pela correnteza do alagamento.
Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46, desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador, no Oeste. Na mesma região, em Capinzal, um ônibus escolar foi tomado pela água e o motorista conseguiu tirar as crianças do veículo.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já atenderam a 114 chamados, em 55 municípios com emprego de 248 bombeiros e 82 viaturas. A maior parte desses chamados estão concentrados na região do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM) com sede em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina.
Previsão
Para este domingo, a previsão da Defesa Civil é de sol entre nuvens em Santa Catarina. Há condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas no Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao estado gaúcho.
O risco para deslizamentos é moderado, e baixo para outros tipos de estragos. O vento deve ser de Nordeste a Noroeste.
À tarde, deve fazer calor, com máximas de até 26°C na Serra e 30°C nas demais regiões.
Risco de deslizamentos
Com tempo instável em Santa Catarina e o acúmulo de chuva dos últimos dias, a Defesa Civil alertou para deslizamentos.
• Risco muito alto: regiões de Chapecó, Concórdia e Campos Novos, no Oeste, São Joaquim, na Serra, e Praia Grande e São João do Sul, no Sul do estado.
• Risco alto: parte do Oeste, Vale do Itajaí, Sul e parte serrana da Grande Florianópolis. O risco é moderado para outro pedaço do Vale do Itajaí e área litorânea da Grande Florianópolis.
Capinzal
Um ônibus escolar foi tomado pela água em Capinzal, no Oeste de Santa Catarina, durante um temporal na cidade. O motorista conseguiu retirar as 12 crianças através da saída de emergência do veículo. Ninguém ficou ferido. Os ocupantes tinham entre 12 e 15 anos.