Domingo, 12 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Polícia Federal retira cerca de 3 mil armas do Aeroporto Internacional Salgado Filho

Compartilhe esta notícia:

Anac avalia a solicitação, que pode viabilizar o ressarcimento de prejuízos ao complexo. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Uma operação da Polícia Federal removeu cerca de 3 mil armas, na quinta-feira passada (9) incluindo fuzis e metralhadoras, do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A ação visava a prevenção de saques de grupos criminosos.

O aeroporto se encontra alagado e interditado por tempo indeterminado, em razão das enchentes que atingiram o estado na última semana, tirando a vida de, até o momento, 143 pessoas. A investigação da PF apontou que criminosos estavam planejando invadir o terminal e roubar as armas.

O início do monitoramento do Comando de Operações Táticas (COT) da PF começou na quarta-feira (8) com agentes circulando os arredores do aeroporto com barcos. O cerco foi formado para evitar saques em geral na área, que se encontra sob responsabilidade da Polícia Federal.

Desde o início das enchentes, as forças de segurança federais, estaduais e municipais têm trabalhado no Rio Grande do Sul para combater e prevenir saques em residências, empresas e prédios públicos.

Operação de segurança

As forças de segurança estavam preocupadas com um carregamento de 2 a 3 mil armas da Taurus, pronto para ser exportado para os Estados Unidos. Após a operação, o COT permanece em patrulhas de barco ao redor do aeroporto, impedindo a chegada de criminosos, além de ajudar em possíveis operações de resgate na área.

Em nota, a Taurus afirmou que as armas não se encontram mais no aeroporto, sem divulgar mais detalhes. “A Taurus junto com os órgãos de segurança sempre garantiu a total segurança da carga.”

A Polícia Federal encerrará no final do dia desta sexta-feira (10) as ações de resgate em cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A instituição informou que as equipes passarão a ocorrer pontualmente, conforme pedidos que chegarem.

Ordem pública

Segundo a PF do estado, houve redução do número de pessoas que solicitaram remoção de suas residências nos últimos dias. E que isso permitirá ampliação das ações voltadas à ordem pública.

Ainda nesta sexta-feira haverá esforço operacional da PF para convencer as pessoas que estão em situação de risco a deixarem suas residências.

Já a partir desse sábado (11), a Polícia Federal passou a empregar todas as equipes para ações de segurança pública, extremamente necessárias para combater a alta da criminalidade, em especial nas áreas alagadas.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Força Nacional reforça segurança em abrigos no RS para evitar estupros
Das 447 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais
https://www.osul.com.br/policia-federal-retira-cerca-de-3-mil-armas-no-aeroporto-internacional-salgado-filho/ Polícia Federal retira cerca de 3 mil armas do Aeroporto Internacional Salgado Filho 2024-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar