Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2024
A Conmebol mantém conversas com Grêmio e Inter sobre os problemas enfrentados com a tragédia climática no Rio Grande do Sul. A entidade busca soluções para remarcar as duas partidas já adiadas por Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, e não descarta postergar também as próximas partidas. A possibilidade de excluir os dois clubes das competições não é cogitada.
O próximo compromisso do Inter está marcado para o dia 28 de maio, contra o Belgrano, com o Colorado como mandante. Até lá, o Beira-Rio, cujo gramado foi tomado pela água, não deve ter condição de receber o jogo. O duelo é válido pela sexta rodada do Grupo C da Sul-Americana.
O Grêmio, por sua vez, também precisa receber em seus domínios o The Strongest, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores, no dia 29 de maio. Com o estádio na mesma situação do rival, a perspectiva é de que a Arena também não não possa receber jogos até essa data.
Remarcadas
Portanto, existe a chance destas partidas serem remarcadas pela Conmebol, assim como as duas rodadas anteriores dos times gaúchos. A entidade mantém conversas com as direções de Inter e Grêmio, com a CBF e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para oficializar uma definição desses próximos compromissos.
Nos últimos dias, surgiu na Argentina especulações de que a Conmebol estaria estudando retirar a dupla Gre-Nal da Libertadores e da Sul-Americana, para não prejudicar o calendário dessas competições. A entidade, porém, garante que não existe a chance disso acontecer e diz que o assunto não debatido internamente.
Por enquanto, a CBF mantém a decisão de adiamento dos jogos de todas equipes gaúchos até 27 de maio. Sem perspectiva de nova suspensão, Grêmio e Inter tem buscado novas soluções para treinar e mandar suas partidas, mesmo contra vontade deles. Os presidentes dos dois clubes já afirmaram publicamente que defendem a suspensão do Brasileirão.
A expectativa é que na próxima semana a água possa baixar no Beira-Rio e Arena. Antes disso, não há como ter uma estimativa de tempo de recuperação dos gramados. Os campos dos estádios e dos CT ficaram completamente alagados e só quando a cheia diminuir as condições serão avaliadas.
Alguns clubes brasileiros colocaram as instalações de CT e estádio à disposição das equipes gaúchas. Mas diante de resgates que ainda estão sendo realizados e pessoas ilhadas em suas casas, Grêmio e Inter dão preferência para permanecer em Porto Alegre. As informações são do portal de notícias Globo.com.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul