Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Prefeito de Canoas pede evacuação imediata de bairros afetados por alagamentos

Compartilhe esta notícia:

Metade da cidade já foi atingida pela enchente histórica. (Foto: PMC)

Jairo Jorge (PSD), prefeito de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, pediu nesse domingo (12) para que moradores de sete bairros do município que voltaram às suas casas evacuem imediatamente a região por riscos de novos alagamentos.

O alerta foi feito para os bairros Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia, Mathias Velho, São Luis e Niterói.

Segundo o prefeito, as recentes chuvas que voltaram a cair na região devem fazer com que o volume de água dos rios desemboque no município.

Jairo citou o acúmulo de águas no Vale do rio Jacuí, Vale do rio Caí, rio dos Sinos e rio Gravataí.

“As águas retornarão, e se a pessoa ficar, provavelmente terá que ser resgatada”, disse em uma postagem na sua página pessoal no Instagram.

Novas inundações

A Defesa Civil de Canoas alerta para a possibilidade de novas inundações dos rios inseridos no mapa geográfico da cidade ou que desembocam próximo a áreas ribeirinhas, como a Praia do Paquetá. Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o predomínio da instabilidade poderá resultar no fenômeno descrito pelos meteorologistas como “repique da enchente” — os níveis das águas voltam a subir após leve queda em dias anteriores, prolongando a enchente. As projeções são de volumes de chuva entre 85 e 173 milímetros (mm), entre o final de semana e a segunda-feira (13).

“É importante ressaltar que o repique da cheia deverá ocorrer sob cenário de alta vulnerabilidade no município. A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem áreas alagadas e que as famílias não retornem para as suas casas nos próximos dias”, afirma o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati.

Segundo o Eclima, a bacia do Rio do Sinos, que desemboca na região da Praia do Paquetá, seguia alta nesta manhã de domingo (11), com 5,70 metros em São Leopoldo — a cota de inundação é de 4,5m. O Guaíba, que também serve de parâmetro para Canoas, estava com 4,64 metros, ante a cota de 3 metros. Já o Rio Gravataí registrava 5,74 metros — para uma marca de 4,75m para começar a deixar o leito.

Mulheres e crianças

Um ambiente preparado para receber mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade e atingidas pelas cheias abriu as portas neste domingo (12) em Canoas. O espaço de acolhimento fica na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Terezinha Tergolina, no bairro Estância Velha, e contará com o trabalho de 12 voluntárias — a maioria da própria comunidade escolar, e divididas por turnos.

O abrigo conta com espaços com colchões e banheiros, brinquedos para a criançada e serve quatro refeições. As mulheres e as crianças encaminhadas pelas equipes assistenciais da Prefeitura permanecerão na unidade de acolhimento até as águas baixarem.  A capacidade de ocupação pode variar de 50 a 100 pessoas. A escola está na área de abrangência do patrulhamento da Guarda Municipal (GM).

As voluntárias são unânimes em reforçar que tudo foi pensado com muito carinho.  “Deixamos tudo muito bonito. Nós sabemos da necessidade dessas pessoas desabrigadas, que precisam ser acolhidas nas suas especificidades. A nossa escola está com cara de casa, que está recebendo visita. Estamos aqui buscando o olhar humanizado e individualizado de cada pessoa que vai chegar no nosso espaço”, destaca a diretora da EMEI e coordenadora do abrigo, Rosângela Camargo Fiuza.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prefeito de Bento Gonçalves pede que pessoas ajudem o RS comprando produtos do Estado
Agropecuária do RS já acumula prejuízo superior a R$ 1,7 bilhão
https://www.osul.com.br/prefeito-de-canoas-pede-evacuacao-imediata-de-bairros-afetados-por-alagamentos/ Prefeito de Canoas pede evacuação imediata de bairros afetados por alagamentos 2024-05-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar