Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula adia viagem ao Chile por causa do agravamento das chuvas no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

A visita à capital chilena Santiago estava prevista para os dias 17 e 18 de maio

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A visita à capital chilena Santiago estava prevista para os dias 17 e 18 de maio. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou a viagem que faria ao Chile, em razão da crise no Rio Grande do Sul. O estado enfrenta a maior tragédia climática de sua história, após ser atingido por chuvas e enchentes desde o fim do mês de abril.

A visita à capital chilena Santiago estava prevista para os dias 17 e 18 de maio. As novas datas ainda não foram confirmadas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o adiamento se deve à necessidade de acompanhar a situação e de coordenar o atendimento à população afetada, além das tarefas de reconstrução.

Conforme o ministério, os chilenos foram informados sobre a situação no Sul do País e entenderam a necessidade do presidente continuar no Brasil.

“A visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Chile, inicialmente prevista para os dias 17 e 18 deste mês, foi adiada pela necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população afetada e nas tarefas de reconstrução. Novas datas para a visita, e também para o briefing a respeito da agenda da viagem, serão comunicadas oportunamente”, informou a pasta, em nota.

No Chile, Lula tinha agendado um encontro bilateral com o presidente do Chile, Gabriel Boric. Também estavam previstos eventos empresariais. Segundo o Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também desistiu da viagem. Os governos brasileiro e chileno vão discutir nova data para a visita, que contaria com a presença de 400 empresários num evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Na semana passada, Lula disse publicamente que pretendia retornar ao Rio Grande do Sul depois que a água baixasse, para visitar as cidades mais atingidas pela tragédia. É possível que o presidente antecipe os planos e decida voltar ao Estado já nesta semana.

No domingo, Dia das Mães, Lula homenageou todas as matriarcas brasileiras e também prestou solidariedade às mães do Rio Grande do Sul.

“Quero deixar uma mensagem de solidariedade às mães do Rio Grande do Sul, [estado que é] vítima de uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil, vocês não estão sozinhas”, afirmou o petista durante comunicado oficial publicado nas redes sociais.

“No vídeo, o presidente reforçou o compromisso do governo federal no processo de recuperar e reconstruir o que foi destruído pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Ele ressaltou afirmou que “nem tudo poderá ser recuperado”, pois “mães perderam seus filhos e filhos perderam suas mães”.

Para o presidente, este domingo é “dia de lembrar com muito carinho daquelas que, mesmo a distâncias, estão sempre ao nosso lado. Aquelas que deram a vida e que nos dariam quantas vidas tivessem. Hoje, eu quero homenagear todas as mães brasileiras”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Cerca de 20 mil veículos já circularam pelo corredor humanitário da Rodoviária de Porto Alegre
Chuva no RS faz soja subir mais no Brasil do que em Chicago
https://www.osul.com.br/lula-adia-viagem-ao-chile-por-causa-do-agravamento-das-chuvas-no-rio-grande-do-sul/ Lula adia viagem ao Chile por causa do agravamento das chuvas no Rio Grande do Sul 2024-05-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar