Sexta-feira, 01 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Assessor de Segurança dos Estados Unidos envia condolências pela situação no RS e reitera apoio ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Jake Sullivan (foto), conversou nesta semana ao telefone com Celso Amorim, assessor da Presidência da República. (Foto: Reprodução)

A Casa Branca informou em comunicado que o Assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, conversou nesta semana ao telefone com Celso Amorim, assessor da Presidência da República brasileira, e enviou as condolências em nome do presidente Joe Biden aos afetados pelos “devastadores enchentes e deslizamentos” ocorridos no Rio Grande do Sul.

Sullivan “reiterou o apoio continuado dos Estados Unidos e o compromisso a trabalhar junto com o Brasil para prover a assistência necessária”, diz a nota.

As duas autoridades discutiram o progresso para aprofundar a relação bilateral e lidar com desafios globais e regionais, segundo o comunicado.

A pauta incluiu esforços para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza e assegurar um cessar-fogo e a libertação de reféns, inclusive americanos e brasileiros, bem como a guerra na Ucrânia e “o processo eleitoral na Venezuela”, diz o texto.

Até o momento, as inundações no Estado gaúcho já deixaram cerca de 149 mortos, pelo menos 806 feridos e 108 desaparecidos, segundo o novo balanço divulgado pela Defesa Civil na noite dessa quarta-feira (15).

O boletim aponta que mais de 76,5 mil vítimas das enchentes já foram resgatadas e mais de 11,4 mil animais foram salvos, na grande operação que conta mais de 27,6 mil pessoas, mais de 4,4 mil viaturas, 45 aeronaves e 340 embarcações.

Cerca de 538,1 mil pessoas estão desalojadas e mais de 76,5 mil estão em abrigos públicos, com necessidades de itens como colchões, cobertores e roupa de cama e banho. Ao todo, pelo menos 452 cidades das 497 gaúchas foram afetadas e mais de 2,14 milhões de pessoas sofrem com as inundações.

Doações

Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta “SOS Rio Grande do Sul” para receber doações via Pix que serão revertidas a donativos para as vítimas.

O governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram duas maneiras de receber as doações:

* Centro Logístico da Defesa Civil Estadual – avenida Joaquim Porto Villanova, nº 101, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Telefone: (51) 3210-4255.

* Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul – Chave: 92.958.800/0001-38 (CNPJ) – Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Atenção: quando realizar a operação, é necessário confirmar que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Aeroportos regionais do Rio Grande do Sul ganham voos e assentos adicionais com fechamento do Salgado Filho, em Porto Alegre
O que o RS pode aprender com falhas na resposta ao furacão Katrina nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/assessor-de-seguranca-dos-estados-unidos-envia-condolencias-pela-situacao-no-rs-e-reitera-apoio-ao-brasil/ Assessor de Segurança dos Estados Unidos envia condolências pela situação no RS e reitera apoio ao Brasil 2024-05-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar