Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Pelo menos 200 mil carros foram perdidos nas enchentes, estima consultoria

Compartilhe esta notícia:

As concessionárias que foram atingidas pelas águas devem ter perdido 3 mil carros zero quilômetro que estavam à venda.

Foto: Reprodução
A previsão para o mês de junho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, indica chuvas abaixo da média climatológica. (Foto: Reprodução)

Cidadãos que moram no Rio Grande do Sul perderam, pelo menos, 200 mil carros na enchente. A estimativa é de uma consultoria especializada no setor automotivo. Além disso, as concessionárias que foram atingidas pelas águas devem ter perdido 3 mil carros zero quilômetro que estavam à venda.

Segundo o analista Cassio Pagliarini, “é razoável considerar que 5% a 10% da frota gaúcha esteja inutilizada”. Conforme o Sindipeças, o Rio Grande do Sul tem frota de 2,8 milhões de veículos. Diante desses números, a consultoria trabalha com a estimativa de 200 mil veículos perdidos para as águas.

Pagliarini avalia que a minoria desses carros tem seguro contra enchente. Para ele, cerca de 30% desses veículos – ou cerca de 60 mil unidades – devem contar com seguro por enchente.

Seguro contra enchentes
Sobre a cobertura de seguros, a Confederação Nacional das Empresas de Seguro (CNseg) esclarece que os donos de veículos serão indenizados caso o contrato tenha proteção específica contra enchentes.

“As seguradoras irão indenizar os clientes que não contrataram seguro para enchente? Este produto estava disponível e o cliente optou por contratar ou não essa cobertura”, cita a área de perguntas e respostas da CNseg relacionada à tragédia no Rio Grande do Sul. Os produtos mais baratos disponíveis no mercado não cobrem enchente – normalmente, indenizam apenas em caso de furto e roubo.

A entidade destaca que não há expectativa de cobertura ampliada diante da tragédia.

“Muito tem-se falado em fazer um movimento similar ao período da pandemia da Covid-19, quando as apólices de seguro de vida não tinham a opção de contratar adicional para pandemia. Neste caso, existia essa opção, e a contratação ou não, foi uma decisão do segurado”, explica a entidade.

Diante da tragédia e de outros prejuízos materiais, o analista lembra que é de se esperar que muitos motoristas usem os recursos financeiros disponíveis em despesas urgentes, como reconstrução de casas.

O setor automotivo sofre, ainda, com a queda da produção na fábrica gaúcha da montadora General Motors em Gravataí. Além da falta de peças produzidas no estado e que são usadas na montagem de veículos por montadoras em todo o Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de 1000 toneladas de resíduos são retirados das ruas de Porto Alegre
Com seis desfalques, Grêmio treina no CT do Corinthians após 15 dias parado
https://www.osul.com.br/carros/ Pelo menos 200 mil carros foram perdidos nas enchentes, estima consultoria 2024-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar