Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Trensurb: Das 23 estações que ligam Porto Alegre a cinco cidades, 10 seguem fechadas

Compartilhe esta notícia:

Prefeito lembrou que o funcionamento do metrô é essencial para as pessoas e a economia

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Prefeito lembrou que o funcionamento do metrô é essencial para as pessoas e a economia

O prefeito Sebastião Melo se reuniu na manhã desta quinta-feira (13), com o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, para tratar da retomada das operações dos trens na Capital.

Porto Alegre é atendida por seis ligações. Na Estação Mercado, onde há maior fluxo de passageiros, a drenagem da água foi concluída e a limpeza segue em andamento. Já na Estação Rodoviária, o serviço de escoamento iniciou nesta quinta-feira, e após a conclusão, a prefeitura irá trabalhar em parceria com a Trensurb afim de garantir a segurança e agilizar o processo de limpeza do túnel subterrâneo para trânsito de pedestres.

Assim como a São Pedro, ambas estações sofreram danos na via férrea e nas subestações de energia, por isso ainda não há estimativa para reabertura. Já Farrapos, Aeroporto e Anchieta têm condições de serem reabertas. Para isso, os serviços de recuperação e higienização seguem para agilizar a retomada.

“O funcionamento do metrô é essencial para a vida social e econômica da Capital. A proposta é organizar uma governança colaborativa, dialogar e buscar soluções para restabelecer o mais rápido possível a operação dos trens na nossa cidade”, disse o prefeito Sebastião Melo.

O encontro também definiu que, em parceria, será feito o acesso e limpeza da Casa de Bombas gerida pela Trensurb que ficou submersa e danificada após as cheias. A partir da recuperação, haverá uma transição para que a estrutura passe para a gestão do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).

O diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, reforçou que o diálogo é essencial para agilizar a retomada dos serviços. “Discutimos ações comuns no sentido de restabelecer a casa de bombas da bacia metroferroviária e também a questões de drenagem e liberação do túnel para facilitar a passagem dos pedestres. Um trabalho em conjunto, possibilitando facilitar e agilizar todo esse processo”, reforçou o presidente.

Operação da Trensurb

Das 23 estações que ligam Porto Alegre a cinco cidades (Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo), 10 seguem fechadas desde o início de maio. Em caráter emergencial, a empresa atende os municípios, no trecho entre Canoas e Novo Hamburgo, gratuitamente.

Os passageiros que precisam se deslocar até Porto Alegre são transportados em ônibus operados pela Metroplan da Estação Mathias Velho até o Centro Histórico. Em operação regular, a Trensurb atende 110 mil pessoas por dia. Agora, o número registrado é de 45 mil passageiros diários.

Também participaram da reunião, entre outros gestores do município, o secretário de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior e o presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, e representantes da Trensurb.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Justiça dá prazo para que Porto Alegre apresente plano de ações aplicado às áreas atingidas por inundação
Meio campista Fernando acredita em vitória do Inter diante do São Paulo nesta quinta-feira: “Estamos confiantes”
https://www.osul.com.br/prefeito-de-porto-alegre-se-reune-com-diretor-presidente-da-trensurb-para-discutir-retomada-das-estacoes/ Trensurb: Das 23 estações que ligam Porto Alegre a cinco cidades, 10 seguem fechadas 2024-06-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar