Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Às vésperas de completar 80 anos, Chico Buarque participa de protesto em Paris com bandeira do MST

Compartilhe esta notícia:

Chico Buarque estava acompanhado do jogador Raí, que registrou o momento em suas redes sociais. (Foto: Reprodução Instagram)

Completando 80 anos na próxima quarta-feira (19), Chico Buarque participou em Paris de um protesto contra o avanço da extrema-direita na França. A manifestação reuniu dezenas de milhares de pessoas nesse sábado (15), em meio à crise política e uma inesperada antecipação das eleições legislativas.

Chico Buarque estava acompanhado do jogador Raí, que registrou o momento em suas redes sociais. Os dois apareceram segurando uma bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Viva a frente popular, contra os fascistas”, postou Raí, destacando a participação de mulheres feministas na marcha.

Raí jogou no Paris Saint-Germain de 1993 a 1998 e é considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Chico Buarque emplacou vários sucessos na França, como a canção “Esta moça está diferente” e tem residência em Paris.

A manifestação foi organizada por sindicatos e partidos de esquerda em diferentes cidades na França, como forma de protestar à possibilidade do partido Reunião Nacional (RN), da ultradireitista Marine Le Pen, vencer as eleições legislativas e emplacarem um primeiro-ministro em um próximo governo. O partido venceu com folga as eleições europeias no país e levou o atual presidente, o centrista Emmanuel Macron, a antecipar as eleições legislativas em uma manobra considerada arriscada pelos especialistas.

Durante toda semana, Chico Buarque terá lugar de destaque na programação de diversos canais da TV brasileira. Filmes que contaram com a colaboração de Chico na confecção de trilhas sonoras antológicas, como “Dona Flor e seus dois maridos” e “Bye bye Brasil”, também serão reexibidos.

Confira alguns destaques da programação de diversos canais que celebram o músico e escritor, um dos maiores nomes da cultura brasileira.

Curta!
“Na trilha do som”, dia 17, às 20h30

Chico Buarque está no primeiro episódio desta série dirigida pelo DJ e crítico Marcelo Janot sobre trilhas sonoras para o cinema. O artista fala sobre composições que criou para filmes como “Bye Bye Brasil”, “Ópera do malandro” e “Dona Flor e seus dois maridos” a partir das 20h30 da segunda-feira, dia 17.

Canal Brasil

O artista começa a dominar a programação do Canal Brasil logo na noite da terça-feira, dia 18, e terá filmes e faixas musicais em sua homenagem espalhados pelas 24 horas seguintes.

Cinejornal especial Chico Buarque, dia 18, às 23h45

“Dona Flor e seus dois maridos”, dia 19, à meia-noite.

“Vai trabalhar vagabundo”, dia 19, às 2h.

“Vai trabalhar vagabundo II”, dia 19, às 3h45 (Chico está presente no elenco e na trilha sonora)

“Para viver um grande amor”, dia 19, às 5h30 (Roteiro escrito por Chico em parceria com Miguel Faria Jr e trilha sonora composta juntamente com Djavan e Tom Jobim).

“A ostra e vento”, dia 19, às 7h15 (Trilha sonora original do filme de Walter Lima Jr., composta por Wagner Tiso e com a canção-tema original de Chico Buarque, que está no álbum “As Cidades”)

“Faixa Musical: Palavra de mulher – O cabaret dos amores”, dia 19, às 9h15 (Um misto de show e teatro, onde Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa revisitam o universo feminino das canções do artista)

“Faixa Musical: Banda Seu Chico – Tem mais samba”, dia 19, às 10h55 (Sucesso do cantor interpretados pela banda pernambucana)

“Uma Noite em 67”, de Renato Terra e Ricardo Calil, dia 19, às 12h15 (Documentário sobre o 3º Festival de Música Popular Brasileira, em outubro de 1967, no qual concorriam ao prêmio principal Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo)

“Cinejornal Especial: Chico Buarque”,dia 19, às 13h45

“Faixa Musical: Chico Buarque Na Carreira”,dia 19, às 14h15 (Gravação do espetáculo Chico na íntegra)

“Veja esta canção”, dia 19, às 15h55 (Filme de Cacá Diegues sobre quatro histórias de amor, cada uma inspirada em uma canção da MPB entre elas “Samba do grande amor”)

“Benjamim”, dia 19h, às 17h50 (Filme de Monique Gardenberg baseado no livro homônimo do artista)

“Sangue Latino: Chico Buarque”,dia 19,às 19h40 (O cantor e compositor fala, em 2010, sobre a passagem do tempo, a Revolução Cubana, sua relação com a América Latina e com a família)

“Abismo Prateado”, dia 19, às 20h10 (filme de Karim Aïnouz com roteiro inspirado na música “Olhos nos olhos”)

“Bye Bye Brasil”,dia 19, às 21h35 (Filme de Cacá Diegues com canção escrita por Chico Buarque, com música de Roberto Menescal, composta em 1979)

TV Brasil
“Chico e as cidades”, dia 22, às 14h. Filmado em película, o documentário mistura trechos do show “As cidades”, de 2019, com imagens captadas no Rio e em Buenos Aires.

TV Cultura terá “MPB Especial com Chico Buarque”, dia 19, à meia-noite

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

A cena criada por Quentin Tarantino que quase machucou fatalmente o seu elenco
Rock in Rio Lisboa começou! Saiba como ver os shows no YouTube
https://www.osul.com.br/as-vesperas-de-completar-80-anos-chico-buarque-participa-de-protesto-em-paris-com-bandeira-do-mst/ Às vésperas de completar 80 anos, Chico Buarque participa de protesto em Paris com bandeira do MST 2024-06-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar