Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de junho de 2024
O espaço será utilizado para acolher exclusivamente homens.
Foto: Pedro Piegas/PMPAO ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre está preparado para receber pessoas em situação de rua, caso haja necessidade, a partir desta sexta-feira (28). O espaço localizado na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana, será utilizado para acolher exclusivamente homens, das 19h às 7h, caso as vagas nos albergues já estiverem ocupadas.
Alerta da Defesa Civil Municipal estima temperaturas de 3 graus neste final de semana na cidade. Devido à previsão de frio extremo, as equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) intensificaram as ações de orientação por meio das equipes de abordagem social.
“As unidades de atendimento em Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros POPs e albergues seguem reforçando as orientações para a população de rua enquanto as equipes de abordagem realizam buscas diariamente”, destaca o presidente da Fasc, Cristiano Roratto.
De acordo com a coordenadora da Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social (Aicas), Kizzy Pereira, a entrega de cobertores, doações de roupa, toucas de lã e kits higiene estão no calendário de atividades diárias. “Intensificamos as abordagens sistemáticas depois das 18h com o propósito de ofertar os espaços de albergagem, os serviços e o atendimento diurno nos Centros POPs”, afirma. A Aicas integra a rede parceira da Fasc.
Segundo a prefeitura, as 11 equipes de abordagem social atuam diariamente das 8h30 às 17h30. Na região Centro, até as 21h. Já a abordagem da ronda noturna por meio de busca ativa funciona das 20h às 23h. Além da busca ativa, o acesso para os espaços pode ser solicitado por meio da Central de Abordagem pelo canal 156 opção 7, que funciona 24h.
O estado de calamidade pública em razão das enchentes que assolaram a cidade e o Rio Grande do Sul em maio antecipou a fase extraordinária da Operação Inverno. São mais 36 alojamentos provisórios em Porto Alegre para famílias atingidas pela enchente que oferecem alimentação, segurança, estruturas com voluntários, servidores e serviços contratados pelo município.