Sábado, 11 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho e Força Aérea Brasileira oferecem transporte gratuito para estimular adoção de animais resgatados

Compartilhe esta notícia:

A FAB cuida do translado até a cidade de destino e os adotantes se responsabilizam pelo deslocamento até o desembarque.

Foto: Divulgação
A FAB cuida do translado até a cidade de destino e os adotantes se responsabilizam pelo deslocamento até o desembarque. (Foto: Divulgação)

Uma cooperação técnica entre o governo gaúcho e a Força Aérea Brasileira (FAB) já possibilitou o transporte para outros estados de aproximadamente 400 animais desabrigados por causa das enchentes. A ação conjunta tem permitido que cães e gatos possam ser recebidos por adotantes de qualquer parte do país. Os animais, devidamente identificados com chip e medalha, são entregues aos novos tutores no momento do desembarque nas bases aéreas de destino.

Para garantir a segurança e o bem-estar durante o transporte, todos os pets possuem atestado de sanidade assinado por um médico veterinário, identificação do órgão responsável no destino e cadastro na plataforma oficial do Estado. Esse rigoroso controle visa assegurar que não há risco de transmissão de doenças e manter a identificação dos pets em um banco de dados único.

Os interessados em adotar um animal devem registrar seu interesse na plataforma digital Arcanimal, que organiza o registro dos pets. Após passar por um processo de triagem e entrevista via aplicativo WhatsApp, os futuros tutores escolhem seus animais por meio da plataforma. Verificada a aprovação, o Termo de Adoção e Guarda é assinado, permitindo que os animais sejam embarcados.

Para transportes coletivos envolvendo mais de cinco animais, a presença de um médico veterinário é obrigatória. A FAB se encarrega do traslado aéreo até a cidade de destino, enquanto os adotantes são responsáveis pelo deslocamento até o local do desembarque. Os animais são transportados em caixas apropriadas, garantindo a segurança.

Essas medidas asseguram que os animais desabrigados encontrem novos lares de maneira segura e eficiente, reforçando a importância da colaboração entre diferentes setores para o bem-estar animal. A operação conta com o apoio do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), da Arcanimal, do PetsRS, da AnimallTAG e do MooviPet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Porto Alegre terá nove unidades de saúde abertas no fim de semana
Lula cobra ação da Vale sobre vítimas do rompimento de barragens em Minas Gerais
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-e-forca-aerea-brasileira-oferecem-transporte-gratuito-para-estimular-adocao-de-animais-resgatados/ Governo gaúcho e Força Aérea Brasileira oferecem transporte gratuito para estimular adoção de animais resgatados 2024-06-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar