Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Doença Silenciosa no Quadril: especialista faz alerta sobre Necrose Avascular da Cabeça Femoral

Compartilhe esta notícia:

A necrose avascular da cabeça femoral é também conhecida como osteonecrose da cabeça do fêmur. (Foto: Reprodução)

A necrose avascular da cabeça femoral, também conhecida como osteonecrose da cabeça do fêmur, é uma condição séria que afeta a articulação do quadril a partir da redução ou interrupção do fluxo sanguíneo para a cabeça do fêmur.

Diversos fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da necrose avascular, entre eles: Traumas – fraturas ou luxações do quadril podem danificar os vasos sanguíneos que nutrem a cabeça femoral; Doenças Hematológicas – condições como anemia falciforme ou doença de Gaucher podem afetar o fluxo sanguíneo; Corticosteroides – o uso prolongado destes medicamentos pode aumentar o risco de necrose; Outros – doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool ou tabagismo também podem estar associados.

Principais sintomas

Segundo o ortopedista e oncologista ortopédico Dr. Fábio Elói, médico titular do Núcleo de Ortopedia Oncológica do Centro de Referência de Sarcomas Ósseos e Tecidos Moles do AC Camargo Câncer Center, a necrose avascular pode ser assintomática nas fases iniciais.

“À medida que a doença progride, pode ocorrer dor persistente na região do quadril, irradiando para a virilha, glúteos ou coxas; dificuldade de movimento na articulação do quadril e dificuldade para caminhar”.

Sem o tratamento adequado, a necrose avascular pode levar ao colapso da cabeça femoral, resultando em artrose grave do quadril e perda da função.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da necrose avascular é feito pelo médico ortopedista, com o auxílio de exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que avaliarão a extensão do dano.

O tratamento dependerá do estágio da doença e pode incluir: Repouso – reduzir a carga sobre a articulação para evitar o agravamento da necrose; Medicamentos – analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor e a inflamação; Fisioterapia – para fortalecimento dos músculos ao redor da articulação e consequente melhora da mobilidade; Cirurgia – em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada para reparar o osso danificado ou substituir a articulação do quadril por uma prótese.

A importância do diagnóstico

“O diagnóstico correto da necrose avascular, para que o tratamento seja realizado o mais rápido possível, é importante para impedir o avanço, as possíveis complicações relacionadas ao avanço da doença e sequelas”, alerta o Dr. Fábio.

Por este motivo, em caso de suspeita, é importante procurar um médico especialista o mais rápido possível.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Ana Hickmann surge pela 1ª vez com Edu Guedes após assumir noivado
Rita Cadillac completa 70 anos, expõe casos de assédio e relata estupro no casamento
https://www.osul.com.br/doenca-silenciosa-no-quadril-especialista-faz-alerta-sobre-necrose-avascular-da-cabeca-femoral/ Doença Silenciosa no Quadril: especialista faz alerta sobre Necrose Avascular da Cabeça Femoral 2024-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar