Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de julho de 2024
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mantém até o dia 16 de julho o prazo para que os tutores de 25 cavalos resgatados das enchentes de maio em Porto Alegre sejam retirados do abrigo em que são mantidos desde então, no bairro Lami (Zona Sul). Outros dez equinos já foram devolvidos, assim como três búfalos.
O chamamento faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Por meio do documento, a retirada deve ser realizada em até 15 dias a partir da entrada dos animais na unidade – devido à situação de emergência, o prazo havia sido interrompido.
Os proprietários devem entrar em contato com a EPTC pelo telefone (51) 98131-1846. Nos casos em que o cavalo não for reclamado, o destino será o encaminhamento para adoção responsável.
Até o início desta semana, havia 60 equinos acolhidos no local, incluindo 23 disponíveis para adoção. Outros seis já estavam dentro do prazo de 15 dias para retirada quando começou a catástrofe climática, mas acabaram permanecendo para tratamento médico por terem sido recolhidos em situação de maus-tratos.
Entre janeiro e junho foram adotados 32 cavalos. Todo o processo de adoção é acompanhado pela EPTC, a fim de garantir que cada animal encontre um lar adequado. Além disso, o órgão de trânsito realiza vistorias anuais para verificar a situação dos cavalos com suas novas famílias, assegurando que estejam em boas condições e sob os cuidados necessários.
“O adotante deve se inscrever por meio da Carta de Serviços da prefeitura e comprovar que possui local adequado para manter um cavalo”, adverte a administração municipal. “Esses animais não poderão ser submetidos a qualquer tipo de trabalho, especialmente os de tração, como guia de carroças, charrete ou arado. Também é vetado a sua destinação para práticas esportivas como saltos e corridas.”
Placas veiculares
Proprietários de veículos com placas extraviadas nas enchentes de maio em Porto Alegre podem consultar eventual localização do item e, com boa dose de sorte, recuperá-lo. O contato é realizado por meio do telefone 156 (opção 1) ou 118.
Caso o dispositivo tenha sido encontrado, a devolução é realizada na rua João Neves da Fontoura nº 7 (bairro Azenha). O período de atendimento vai das 9h às 16h. Informações detalhadas em prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)