Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de dezembro de 2015
A Crimeia perdeu pelo menos um quarto da sua energia depois que a Ucrânia interrompeu o abastecimento de eletricidade, disseram autoridades na península nesta quinta-feira (31), uma situação pela qual a polícia ucraniana culpa sabotadores não identificados que explodiram uma torre de eletricidade.
A Crimeia, que a Rússia tomou da Ucrânia em março do ano passado, sofreu várias crises de energia desde a anexação, acentuando sua dependência da Ucrânia para obter eletricidade e reforçando uma espiral descendente nas relações entre Moscou e Kiev.
A polícia na região de Kherson, na Ucrânia, fronteira com a Crimeia, disse que o fornecimento de energia foi interrompido por uma explosão, mas não deu detalhes sobre os responsáveis. A companhia de eletricidade ucraniana Ukrenergo disse que consertaria a torre de energia até o fim do dia. O corte coincide com o fim do contrato de fornecimento de energia entre a companhia e a Crimeia. Não está claro quando, ou mesmo se, um novo contrato será assinado. (AG)