Domingo, 06 de outubro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Primeiro-ministro britânico afirma que vai acabar com a política que prevê a deportação de imigrantes

Compartilhe esta notícia:

Starmer também prometeu crescimento econômico, investimentos em infraestrutura e aproximação com a União Europeia. (Foto: Downing Street/X)

O novo Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que não dará continuidade ao plano de deportação do governo anterior para enviar migrantes irregulares para Ruanda, no Leste Africano. A declaração foi durante sua 1ª fala a jornalistas desde que assumiu o cargo.

O governo de Starmer propôs ainda em campanha eleitoral manter as “fronteiras seguras” e priorizar um novo comando de segurança de fronteira. O líder disse ser preciso combater as “máfias” que sustentam essas chegadas. As informações são da Reuters.

“[O plano] estava morto e enterrado antes de começar”, disse o político antes de declarar não estar disposto em “continuar com truques que não funcionam como um impedimento”.

Milhares de pessoas chegaram à Grã-Bretanha nos últimos anos fugidos de guerras e desigualdade social na África, no Oriente Médio e na Ásia. A travessia é feita pelo Canal da Mancha em pequenos barcos de viagens organizadas por gangues de tráfico de pessoas.

O ex-premiê britânico Rishi Sunak tentou implementar a medida de enviar os migrantes para Ruanda, mas encontrou resistência política de organizações em defesa dos direitos humanos.

“Todos perceberam, principalmente as gangues que comandam isso, que a chance de ir para Ruanda era muito pequena, menos de 1%. As chances eram de não ir, de não ser processado e, portanto, ficar aqui em acomodações pagas por muito tempo”, disse Starmer.

Novo ministro

Keir Starmer, de 61 anos, é o 1° trabalhista a ocupar o cargo em 14 anos. O último governante do partido foi Gordon Brown, de 2007 a 2010. O novo premiê representa como deputado os bairros londrinos de Holborn e Saint Pancras na Câmara dos Comuns.

Advogado, sua carreira começou a ganhar destaque ao ser nomeado em 2008 “director of public prosecutions” da Inglaterra e País de Gales. O cargo é conhecido pela sigla DPP e faz parte do Ministério Público britânico. O DPP comanda a persecução penal e fica abaixo só do procurador-geral, tendo poderes para começar uma investigação.

Starmer ficou no cargo até 2013. Em 2014 recebeu o título de cavaleiro comandante da Ordem de Bath (“knight commander of the Order of the Bath”), concedido pelo então príncipe Charles (que é agora o rei da Inglaterra).

Reservado e político tardio, Starmer foi eleito deputado pela 1ª vez aos 52 anos, em 2015. É chamado de esquerdista pelos adversários, mas é considerado mais moderado que Jeremy Corbyn, o líder trabalhista a quem sucedeu no comando do partido, em abril de 2020.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Nossa vitória foi apenas adiada”, diz Marine Le Pen após boca de urna indicar derrota do seu partido na França
Lula participa da cúpula do Mercosul sem a presença do presidente da Argentina e depois vai à Bolívia, que passou por uma tentativa de golpe de Estado
https://www.osul.com.br/primeiro-ministro-britanico-afirma-que-vai-acabar-com-a-politica-que-preve-a-deportacao-de-imigrantes/ Primeiro-ministro britânico afirma que vai acabar com a política que prevê a deportação de imigrantes 2024-07-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar