Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2024
Qualquer cidadão de Porto Alegre com acesso ao WhatsApp já pode recorrer a essa ferramenta para encaminhamento de reclamações ao Procon Municipal sobre serviços de energia, limpeza, saneamento e telecomunicações, dentre outros tópicos. A alternativa oferecida amplia o alcance das possibilidades de autoatendimento por meio do portal 156 da prefeitura.
Para isso, é necessário salvar no o aplicativo de mensagens o número (51) 3433-0156, abrir a caixa de diálogo e escrever “oi”. Logo aparecerá um menu de opções, dentre as quais deve ser clicada a de número 2 (Procon). Na etapa seguinte, a escolha a ser apontada é a de número 2 (Reclamação), referente a energia, saneamento e empresas de telecomunicação).
Desde maio já estava disponível na mesma plataforma a possibilidade do envio de denúncias sobre preços abusivos, na mesma plataforma, por meio do item “Procon – Denúncia Emergência”.
Agora esse ícone aparece renomeado para “Denúncia Calamidade”, exclusivo para denúncias sobre comércio de produtos impróprios, tais como itens retirados de enchentes. Conforme órgão de fiscalização do cumprimento dos direitos do consumidor, a mudança foi motivada pelo recebimento de muitas denúncias sobre esse tipo de irregularidade.