Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de julho de 2024
Empresa fez parceria para garantir que design do brinquedo reflita com precisão a comunidade que representa
Foto: Divulgação/MattelA Mattel lançou nesta terça-feira (23) a primeira boneca Barbie com deficiência visual. A nova adição na linha Barbie Fashionista vem com uma bengala branca e vermelha, além de ter a embalagem adaptada para escrita em braile.
A criação da boneca, feita em parceria com a AFB (American Foundation for the Blind), reflete com precisão as características retratadas como, por exemplo, o uso de óculos de sol funcionais.
Quanto à roupa projetada, a boneca com deficiência visual usa uma blusa rosa de cetim e uma saia texturizada, com fechos de gancho e laço de alto contraste, que é um facilitador para as crianças a vestirem.
A linha, que é a mais abrangente da marca, inclui bonecas com vitiligo, bonecas que usam cadeira de rodas ou membro protético, uma boneca com aparelhos auditivos e uma sem cabelo.
Isso porque, a Mattel tem a crença de que brincar com bonecas tem se mostrado útil para desenvolver empatia e habilidades de processamento social entre as crianças enquanto elas imaginam que podem ser o que quiserem.
Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie, afirma que a marca é mais do que uma boneca, representando a “autoexpressão” e podendo “criar um senso de pertencimento”.
A boneca Barbie cega, assim como todas as Fashionistas, pode ser encontrada em lojas varejistas de todo o Brasil.