Domingo, 09 de março de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil registra primeiras mortes por febre Oropouche no mundo

Compartilhe esta notícia:

Os casos são de duas mulheres do interior da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades. (Foto: Fiocruz/Divulgação)

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (25), duas mortes por febre do Oropuche no País. Até então, óbitos pela doença nunca haviam sido relatado na literatura científica mundial.

Os casos são de duas mulheres do interior da Bahia, com menos de 30 anos, sem comorbidades. Elas apresentaram sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave. As mortes aconteceram em maio e junho deste ano, mas diversos exames precisaram ser feitos para que a causa dos óbitos fosse confirmada.

O Estado enfrenta um surto da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), desde março, 835 casos já foram confirmados.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, foram registrados 7.236 casos de febre do Oropuche em 20 estados brasileiros. A maior parte das ocorrências foi contabilizada no Amazonas e em Rondônia.

Entenda

A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, sobretudo pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas, muito parecidos com os da dengue, duram entre dois e sete dias e incluem febre de início súbito, dor de cabeça intensa, dor nas costas e na lombar e dor articular.

Em fevereiro, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada ao Acre para revisar casos contabilizados como dengue, mas que, na verdade, seriam de febre Oropouche. No início de janeiro, o estado chegou a declarar emergência em saúde pública em razão de uma explosão de casos de dengue.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mulher é resgatada no Rio de Janeiro após 46 anos de serviço sem salário
Enchentes no Rio Grande do Sul podem impactar em quase R$ 100 bilhões a economia nacional
https://www.osul.com.br/brasil-registra-primeiras-mortes-por-febre-oropouche-no-mundo/ Brasil registra primeiras mortes por febre Oropouche no mundo 2024-07-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar