Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de julho de 2024
Amorim acompanhou a votação em Caracas
Foto: DivulgaçãoO assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, conversa nesta segunda-feira (29) com representantes dos dois principais candidatos à presidência da Venezuela: Nicolás Maduro e Edmundo González.
Amorim foi um dos observadores internacionais a acompanhar a votação na capital venezuelana, Caracas. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, o atual presidente, Nicolás Maduro, venceu o pleito.
O diplomata brasileiro apontou uma participação expressiva dos eleitores na votação. Ele disse também esperar que “todos os candidatos” respeitem o resultado do pleito.
“O fato principal que nos leva a ser cauteloso é que não deram o resultado público mesa por mesa. O governo deu até agora um número, mas tem que mostrar como chegou nesse número: ata por ata”, disse Amorim.
“Não sou daqueles que reconhece tudo o que é dito, mas também não vou entrar numa de dizer que foi fraude. É uma situação complexa e queremos um regime democrático para a Venezuela de forma pacífica”, prosseguiu.
O resultado das eleições na Venezuela não foi aceito de forma consensual pelas candidaturas nem pela comunidade internacional. A oposição alega fraude. Pesquisas de boca de urna apontavam a vitória de Gonzáles.