Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba por que o número de passageiros da lista do avião que caiu em Vinhedo mudou no dia após o acidente

Compartilhe esta notícia:

Segundo a família, Constantino tinha 50 anos e era representante comercial de várias empresas do ramo de construção civil.

Foto: Reprodução
Ao todo, 62 pessoas morreram no maior desastre aéreo desde 2007. (Foto: Reprodução)

A companhia aérea Voepass confirmou, na manhã deste sábado (10), a 62ª morte na queda de avião em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9). Trata-se de Constantino Thé Maia.

De acordo com a empresa, o nome de Constantino não estava na lista de passageiros embarcados por uma “questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do embarque e contagem de passageiros embarcados”.

“Em respeito à identidade do passageiro e de sua família, a Voepass decidiu confirmar a informação de que Constantino estava a bordo do voo 2283 somente quando não houvesse dúvidas”, disse a companhia, por meio de nota. É protocolo no setor de aviação que o nome da vítima seja divulgado somente após o contato com a família.

Segundo a família, Constantino tinha 50 anos e era representante comercial de várias empresas do ramo de construção civil. Não houve sobreviventes no desastre aéreo. As 62 pessoas que estavam na aeronave morreram – foi o maior desastre aéreo do País em número de vítimas desde 2007. Os corpos retirados foram levados pelo Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo para a capital, onde será feita a identificação.

O gabinete de crise montado no local do acidente é formado pelas polícias Federal, Militar, Civil, Científica, além de Cenipa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e representantes da companhia aérea Voepass. O scanner 3D utilizado pela Polícia Federal é uma tecnologia moderna que acelera a localização dos corpos.

Porta-voz do Corpo de Bombeiros, Maycon Cristo detalhou como foi feito o trabalho. Primeiro, foi realizada uma perícia na parte externa da aeronave e, posteriormente, iniciou-se um trabalho “mais meticuloso” de recorte do avião para a retirada de partes que estão em locais de difícil acesso.

As condições climáticas estão entre as hipóteses mais fortes para explicar a queda do avião. Imagens da queda do avião, que mostram a aeronave caindo em um giro vertical, posição chamada de “parafuso chato” no meio da aviação, são o principal indicativo de que o acidente ocorreu devido a uma perda de sustentação, o “estol”.

Segundo especialistas, a perda de sustentação da aeronave pode estar associada à formação de gelo nas asas do avião, mas só a investigação será capaz de dar a resposta.

O Brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), reafirmou que a tripulação não declarou situação de emergência durante o voo. O avião, que transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, decolou de Cascavel (PR) às 11h46. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o voo seguiu dentro da normalidade até às 13h20.

“A partir das 13h21, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato do radar ocorreu às 13h22”.

Tiago Pereira, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reforçou que o governo federal e o governo de São Paulo estão com todas as agências na região para encaminhar o que for necessário em relação ao acidente.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo federal quer atrair ao Brasil 8,1 milhões de turistas por ano até 2027
Banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre precisa de doações
https://www.osul.com.br/companhia-confirma-morte-de-passageiro-que-nao-constava-em-lista-e-no-de-vitimas-de-desastre-aereo-em-vinhedo-sobe-para-62/ Saiba por que o número de passageiros da lista do avião que caiu em Vinhedo mudou no dia após o acidente 2024-08-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar