Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2016
A rede social Twitter está desenvolvendo uma função que permitirá acabar com o limite de 140 caracteres nas publicações das pessoas, informou o site especializado Re/Code.
A equipe de Jack Dorsey testa atualmente uma nova função chamada “mais de 140 caracteres” (Beyond 140), que estará destinada a ampliar o número de usuários, particularmente para a comunicação empresarial. Os tuítes continuarão sendo de 140 caracteres, mas aqueles que tiverem um tamanho maior – de até 10 mil caracteres – poderão ser vistos em sua totalidade com apenas um clique sobre o texto, informa o Re/Code, citando fontes anônimas.
Esta ferramenta para publicar textos longos poderia ser lançada no final do primeiro trimestre deste ano. O Twitter trabalha sobre os eventuais problemas que podem ser apresentados aos internautas, como forma de evitar spams (mensagens não desejadas) e colocar limites às referências a outros usuários do serviço, aponta a publicação.
A regra dos 140 caracteres foi estabelecida em 2006, no início do Twitter, quando ainda era fundamentalmente um serviço de mensagens de texto SMS. Decisões subsequentes aliviaram a regra, como a introdução de links de hipertexto, antes muito longos, que agora podem ser reduzidos para menos de uma dúzia de caracteres.
No meio do ano passado, o Twitter já havia removido o limite de 140 caracteres em mensagens privadas.
Patente mostra que Twitter pode lançar seus próprios drones no futuro.
O Twitter registrou um projeto referente a um drone ligado à rede social no começo de 2015. Segundo a documentação da patente, o aparelho seria capaz de postar conteúdos na rede automaticamente e poderia ser controlado a partir de interações realizadas dentro do microblog. Em entrevista ao site CNBC, um porta-voz da rede social deu a declaração “selfies via drones”, que revela intenções por trás do projeto.
Com a integração com o Periscope, um drone próprio do Twitter poderia operar como uma câmera interativa para a transmissão ao vivo, permitindo que usuários da rede participassem da criação do conteúdo. O documento que explica a ideia apresenta um equipamento que, mais do que um gerador de selfies aéreo, poderia ser usado para criar novas formas de interação entre os usuários do microblog.
Um exemplo disso é a possibilidade de permitir que aspectos do voo, como direção e altitude, sejam controlados via engajamento na rede social: um volume específico de tuítes (um trend topic local), poderia fazer com que o drone voasse em determinada direção, por exemplo. A patente explica que o aparelho poderia contar com uma tela e microfone próprios para que sua performance como câmera se tornasse ainda melhor. Embora rumores sobre a possibilidade de um drone do Twitter já tenham surgido no passado, vale lembrar que a existência da patente não confirma o desenvolvimento do produto.