Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Cadastro Positivo: um aliado das empresas e dos consumidores

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Recentemente, o Cadastro Positivo completou cinco anos em seu modelo de adesão automática, se consolidando como um direito dos brasileiros e gerador de diversos benefícios para empresas e consumidores.

Com 167 milhões de registros únicos em sua base de dados, o Cadastro Positivo reúne cerca de 88% da população economicamente ativa no país, auxiliando na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas, o que configura um duplo benefício.

De um lado, ele permite que os credores tenham uma visão mais clara do comportamento financeiro dos tomadores e possam oferecer condições de crédito mais favoráveis a cada perfil. De outro, a iniciativa possibilitou que consumidores pessoas físicas e jurídicas passassem a ter visibilidade para crédito, promovendo a coletivização do acesso a recursos financeiros.

Hoje, é plenamente percebível a importância do Cadastro Positivo na vida dos brasileiros. Entre os benefícios comprovados do Cadastro Positivo nesses cinco anos está a melhora da nota de crédito, indicador que, quanto mais alto for, possibilita condições creditícias mais justas. Com a sua utilização, 78% da população economicamente ativa registrou melhora em sua pontuação. Além disso, o programa permitiu que mais de 20 milhões de pessoas físicas e jurídicas tivessem visibilidade para crédito.

Com total certeza, o Cadastro Positivo possibilitou que milhões de brasileiros pudessem ter acesso a crédito mais barato e beneficiou os bons pagadores. A implantação do Cadastro Positivo não apenas reduziu o uso do termo “ficha suja”, como diminuiu a inadimplência. Fez com que os consumidores desenvolvessem uma educação financeira. Hoje, sua utilização pode injetar na economia brasileira, até 2026, cerca de R$ 1,3 trilhão.

Diante desse quadro, a FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul) está na vanguarda do uso do Cadastro Positivo, por meio de sua parceria com a Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil, o que disponibiliza o acesso a uma robusta base de dados dos cinco maiores bancos do Brasil, auxiliando na tomada de decisões assertivas no que se refere à concessão de crédito em uma plataforma completa e segura.

E esse é o nosso papel. Disseminar e multiplicar as informações que tragam prosperidade e fomente negócios. O Cadastro Positivo é um meio extraordinário para isso.

(Vitor Augusto Koch – Presidente da FCDL-RS – comunicacao@fcdl-rs.com.br)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Notícias da Assembleia Legislativa do RS
Tribunais de Contas do País colaboram com a campanha Mochila Cheia, de apoio a estudantes atingidos pelas enchentes
https://www.osul.com.br/cadastro-positivo-um-aliado-das-empresas-e-dos-consumidores/ Cadastro Positivo: um aliado das empresas e dos consumidores 2024-08-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar