Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de agosto de 2024
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva definiu pela reabertura do inquérito para investigar suposta interferência externa no jogo entre Bahia e Grêmio, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no fim de abril. Os auditores votaram e concederam garantia depois de recurso do clube gaúcho.
O Grêmio ingressou com Notícia de Infração no STJD dois dias após a partida contra o Bahia, realizada em 27 de abril, na Arena Fonte Nova. No documento, o clube gaúcho acusa a interferência de um ex-árbitro no lance que culminou com a expulsão do atacante Diego Costa, que estava no banco de reservas e recebeu o cartão vermelho nos minutos finais da partida.
A NI foi analisada pela Procuradoria, que sugeriu a então presidência do STJD a abertura de inquérito para investigar a denúncia do Grêmio e designado relator processante. Antes do início da investigação, o Procurador-geral a época fez novo parecer no sentido de arquivamento da Notícia de Infração. O então relator despachou por cima da nova decisão da Procuradoria e o arquivamento foi comunicado ao Grêmio, que entrou com pedido de revisão e teve o arquivamento mantido pelo novo Procurador-geral Paulo Dantas.
Com a garantia concedida, o presidente do STJD sorteará o novo relator que será responsável por processar o inquérito. O processo disciplinar que julgará a expulsão de Diego Costa aguarda a conclusão do inquérito instaurado para ser julgado em primeira instância.