Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Justiça americana decide que macaco não tem direito sobre a sua imagem

Compartilhe esta notícia:

Selfie feita por Naturo com a câmera do fotógrafo David Slater. (Crédito: Reprodução)

O macaco da Indonésia que fez uma selfie que correu o mundo não possui direito autoral sobre a imagem, decidiu a Justiça de San Francisco, nos EUA. O grupo Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) e o fotógrafo britânico David Slater, que “emprestou” a máquina fotográfica para o primata, travavam disputa judicial pela propriedade da imagem desde 2014. Slater torna-se agora o detentor dos direitos autorais.

O Peta reivindicava a permissão legal para administrar a renda obtida a partir da reprodução da foto em prol do macaco, uma fêmea da espécie Macaca nigra chamada Naturo. O fotógrafo, no entanto, considerava que a foto era de sua autoria.

Na ação, o Peta afirmava que Naturo fez as fotos “em ações propositadas e voluntárias”, com uma câmera que não estava sob o controle de Slater. Para o grupo de ativistas, o ato do animal incluía “apertar o botão de clique diversas vezes, entendendo a relação entre apertar o botão, ouvir o barulho do clique e perceber a alteração de seu reflexo na lente da câmera”.

Contudo, o juiz William Orrick concordou com o argumento dos advogados do fotógrafo, que afirmavam que as fotos só puderem ser feitas após Slater ter construído “uma relação de confiança e amizade” entre ele e o grupo de macacos do qual Naturo fazia parte. O fotógrafo também teve participação ativa na produção das imagens, de acordo com o juiz, determinando a maneira como a máquina fotográfica foi deixada à disposição dos primatas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tubarão branco de 3,5 metros morre após passar três dias preso em um aquário
Criminosos levam pânico à Serra Gaúcha e assaltam três bancos ao mesmo tempo
https://www.osul.com.br/justica-americana-decide-que-macaco-nao-tem-direito-sobre-a-sua-imagem/ Justiça americana decide que macaco não tem direito sobre a sua imagem 2016-01-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar