Domingo, 22 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Zelensky demite chefe da Força Aérea ucraniana após queda de caça F-16

Compartilhe esta notícia:

Caça enviado pelos EUA caiu durante mega-ataque russo. (Foto: Reprodução/Twitter)

A queda de um caça F-16 causou um mal-estar político na Ucrânia. Nessa sexta-feira (30), o presidente Volodymyr Zelensky anunciou a demissão do chefe da força aérea do país, um dia depois de Kiev ter dito que um caça F-16 de fabricação norte-americana caiu em combate, matando o piloto.

Em uma mensagem de vídeo, Zelensky disse que “decidiu substituir o comandante da força aérea” para fortalecer a liderança militar da Ucrânia. O anúncio veio logo após seu gabinete ter publicado um decreto para remover oficialmente Mykola Oleshchuk do cargo. A irritação de Zelensky se deu pela morte do piloto e pelos esforços feitos pelo presidente ucraniano junto à comunidade internacional, sobretudo aos Estados Unidos, por uma ajuda no reforço da frota de caças utilizados por sua força aérea nos combates com a Rússia. O presidente considerou como falta grave a circusntância em que se deu o acidente.

Ainda que nada signifique em termos de rumo do conflito iniciado por Vladimir Putin em 2022, a perda do avião em sua primeira missão é uma humilhação para Zelenski. O presidente passou meses implorando aos aliados ocidentais que vencessem o tabu e fornecessem o caça. Foi a primeira perda relatada, poucas semanas depois que a Ucrânia começou a receber a aeronave supersônica. Os militares disseram que o avião e o piloto caíram durante uma missão de combate no início desta semana, após derrubar mísseis russos. Uma versão divulgada logo após a queda da aeronave responsabilizava erro operacional do piloto.

Fogo amigo

A deputada Mariana Bezugla, que faz parte do comitê parlamentar de defesa, segurança e inteligência, no entanto, afirmou que o F-16 foi abatido pelos próprios sistemas de defesa aérea da Ucrânia em um caso de fogo amigo. Em resposta a essas alegações, Oleshchuk a acusou na sexta-feira de tentar desacreditar os líderes militares da Ucrânia e disse que uma investigação completa sobre o incidente estava em andamento.

Zelensky não forneceu mais detalhes sobre o motivo pelo qual decidiu substituir seu comandante da força aérea, dizendo apenas que sua equipe de comando “precisava ficar mais forte”. O tenente-general Anatolii Kryvonozhko, que lidera as operações da força aérea na parte central da Ucrânia, assumiria temporariamente o papel de comandante geral, informou a força aérea.

Críticas

Pela primeira vez, surgiram críticas públicas à tática do presidente ucraniano. Nessa sexta, ele foi alvo de um oficial do notório Batalhão Azov, unidade de elite das Forças Armadas associada a neonazistas.

“No momento, parece que nossa frente no Donbass [área no leste da Ucrânia que une Donetsk e Lugansk] colapsou. A defesa das forças ucranianas está desorganizada, os soldados estão cansados, enfraquecidos e muitas unidades estão desmoralizadas”, escreveu no Telegram Roman Ponomarenko.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ucrânia pede que Mongólia prenda Putin quando russo estiver no país
Venezuela relata apagão nacional no mesmo dia em que candidato da oposição pode ser alvo de mandado de prisão
https://www.osul.com.br/zelensky-demite-chefe-da-forca-aerea-ucraniana-apos-queda-de-caca-f-16/ Zelensky demite chefe da Força Aérea ucraniana após queda de caça F-16 2024-08-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar