Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 2 de setembro de 2024
As prisões ocorreram em Santana do Livramento e Porto Alegre
Foto: Agência BrasilA PF (Polícia Federal) desarticulou um grupo criminoso especializado na utilização de documentos digitais falsos para cometer estelionato contra a Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Sul.
Segundo a corporação, o grupo operava de forma altamente organizada e sofisticada, explorando brechas no sistema financeiro digital para obter ganhos ilícitos. A ação, que contou com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ocorreu na sexta-feira (30).
Foram presos em flagrante, em Santana do Livramento e Porto Alegre, oito homens e cinco mulheres pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos, uso de documento falso e associação criminosa.
As investigações revelaram que o grupo iniciava suas atividades por meio da obtenção ilegal de informações pessoais de terceiros. Esses dados eram obtidos por meio de táticas de phishing, compra de informações em mercados ilegais e, em alguns casos, através da invasão de sistemas de empresas que armazenam essas informações.
De posse desses dados, os investigados utilizavam ferramentas avançadas de edição gráfica para falsificar documentos digitais, criados com um nível de qualidade que dificultava a detecção de fraude pelas instituições financeiras.
Com os documentos falsos em mãos, os criminosos se passavam por terceiros e realizavam diversos saques em espécie nas contas das vítimas. A operação criminosa causou prejuízos significativos à instituição financeira e às pessoas lesadas.