Quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura Thalita Rebouças diz sofrer preconceito por não ter filhos: “Pensei muito”

Compartilhe esta notícia:

Autora revelou ser cobrada por escrever sobre adolescentes sem ter filhos

Foto: Divulgação
Autora revelou ser cobrada por escrever sobre adolescentes sem ter filhos

A escritora Thalita Rebouças, de 49 anos, contou, em entrevista à CNN, que é cobrada por escrever sobre adolescentes e ter escolhido não ter filhos. Ela foi uma das atrações do segundo dia da Bienal do Livro de São Paulo, no sábado (07).

A carioca afirmou que considera isso um preconceito e comparou sua situação com a de Raphael Montes, escritor de literatura policial que, segundo ela, não recebe cobranças para matar pessoas. Ela critica a postura de quem espera que o autor escreva apenas sobre coisas que viveu.

“Durante muitos anos, por escrever para adolescente, fui muito julgada. ‘Como assim você escreve para adolescentes, para criança, se você não é mãe?’. Do mesmo jeito que o Raphael Montes escreve sobre pessoas que matam pessoas e nunca matou ninguém. Acho isso um grande preconceito”, declarou citando o autor de “Jantar Secreto” e “Uma Família Feliz”.

Ela adiantou ainda que abraçou como bandeira a defesa de as mulheres devem se libertar da culpa por não ter tido filhos. Thalita aponta ainda que é mais fácil seguir esse caminho hoje em dia do que era na sua época.

“Eu vou sempre falar sobre isso, o que eu puder fazer para libertar as mulheres da culpa, de não ter filho, de não ficar se achando que falam da gente”, disse. “Acho um julgamento que nenhuma mulher precisa passar e o que eu puder ajudar a meninas de trinta anos, vinte e seis, essa galera que cresceu comigo e que hoje, ao contrário de mim, pode decidir não ter filhos com mais tranquilidade.”

A escritora revelou que já chegou a ter vontade de ter filhos, mas pensou bastante e decidiu por não tê-los após perceber que não acha que a maternidade seja para ela.

“Quando as minhas amigas começaram a ter e eu olhava para aquela função, porque maternar não é fácil, eu falava: ‘caramba, acho que isso não é para mim’. Eu falo disso aqui nesse livro. Não sei se eu tinha vocação para educar, para abrir mão de sair, para dizer ‘não’ tantas vezes, o que faz parte da educação. Pensei: ‘será que eu quero mesmo?’”, relatou Thalita.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

HUB Plaza realiza mais uma edição com ícones do movimento tradicionalista em Porto Alegre
Nicolas Prattes assume noivado com Sabrina Sato
https://www.osul.com.br/thalita-reboucas-diz-sofrer-preconceito-por-nao-ter-filhos-pensei-muito/ Thalita Rebouças diz sofrer preconceito por não ter filhos: “Pensei muito” 2024-09-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar