Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Flávio Dino diz que o País vive “pandemia” de incêndios florestais e “absurdo” não pode ser normalizado

Compartilhe esta notícia:

Em audiência, ministro pediu maior mobilização e afirmou que queimadas não estariam acontecendo se não houvesse ação humana

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF
. (Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, disse nesta terça-feira (10) que o Brasil vive uma “pandemia” de incêndios florestais e que tal “absurdo” não pode ser normalizado.

O ministro deu a declaração em audiência com o Governo Federal para esclarecimentos a respeito das medidas de enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

“Estamos vivenciando uma autêntica pandemia de incêndios florestais. Assim como os Três Poderes se mobilizaram para o enfrentamento da pandemia do coronavírus ou para a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul, idêntica mobilização deve ser feita [agora]. Já está sendo feita em larga medida, mas deve ser reforçada e ampliada para que essa pandemia seja enfrentada”, afirmou Dino.

Segundo o ministro, cerca de 60% do território nacional sofre direta ou indiretamente com os efeitos das queimadas. O ministro ressaltou os danos ambientais, econômicos e relativos à saúde pública causados pelos incêndios em todo o país e disse que tais incidentes não existiriam se não fosse a ação humana.

“É indiscutível que não estariam ocorrendo esses incidentes florestais se não houvesse ação humana. […] Eventualmente pode haver ação criminosa e por isso a presença do Supremo vem com essa ideia de diálogo e, ao mesmo tempo, de coerção, de investigação e de punição”, disse.

No dia 19 desse mês, será realizada uma audiência mais ampla no STF, com a participação dos dez estados diretamente afetados por grandes incêndios (os nove estados da Amazônia Legal e o Mato Grosso do Sul, que abriga o Pantanal).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Agência Sicredi Mathias Velho, em Canoas, retoma o atendimento ao público após enchente
Candidato pode desistir de disputar a eleição? Confira o que diz a lei
https://www.osul.com.br/ministro-flavio-dino-dino-diz-que-o-pais-vive-pandemia-de-incendios-florestais-e-absurdo-nao-pode-ser-normalizado/ Ministro Flávio Dino diz que o País vive “pandemia” de incêndios florestais e “absurdo” não pode ser normalizado 2024-09-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar