Sábado, 21 de setembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Polícia Federal e Ibama destroem caminhões que transportavam madeira ilegal no Pará

Compartilhe esta notícia:

Caminhões transportam madeiras extraídas ilegalmente, durante a noite. (Foto: PF/Divulgação)

Uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) resultou na inutilização de três tratores e quatro caminhões empregados na extração ilegal de madeira em Senador José Porfírio, sudeste do Pará. A destruição do maquinário ocorreu, na quinta-feira (19), durante a 5ª fase da operação Madeira na Noite.

A operação investiga crimes ambientais e o desmatamento em áreas de florestas e reservas extrativistas, entre elas o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola-Jatobá.

Segundo a Polícia Federal, a investigação comprovou que os suspeitos têm feito o transporte da madeira durante a noite, na região, para dificultar o trabalho de fiscalização de órgãos federais ligados ao Meio Ambiente.

Quando os suspeitos perceberam a aproximação dos agentes fugiram do local, abandonando veículos e máquinas. Por isto, ninguém foi preso.

Alguns caminhões, inclusive, estavam carregados com toras massaranduba e camaru. Cerca de 20 policiais federais e fiscais do Ibama participaram da operação. Um estudo do Imazon apontou que a extração ilegal de madeira cresceu 22% no Pará.

Busca e apreensão

A Polícia Federal também deflagrou, na manhã de quarta-feira (18), com o apoio do Ibama, a Operação Semita Rosae, com o objetivo de combater o transporte irregular de madeira. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em uma madeireira e na residência de seu representante legal na cidade de Castanheiras (RO).

A operação foi motivada pela apreensão de um caminhão carregado de madeira sem Documento de Origem Florestal (DOF), cujo destino final seria a madeireira alvo desta ação. Durante as buscas, foram encontrados dois caminhões com toras de madeira de diferentes espécies, sem a devida documentação, resultando na lavratura de flagrante por receptação qualificada.

A ação contou com a participação de oito policiais federais e quatro servidores do Ibama.

Operação Atmosfera

Em outra frente, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o Ibama, deu início no dia 9 a Operação Atmosfera para combater crimes ambientais, principalmente incêndios florestais e desmatamento em terras da União, no município de Apuí (AM) e regiões adjacentes.

As equipes policiais estão fazendo o monitoramento da região por meio de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.

A operação irá prosseguir, com o apoio da Força Nacional, para contínua identificação de ocorrências de crimes contra unidades de conservação federal seguidos de atos de oposição à ação de fiscalização ambiental. Não há data para finalizar.

Confira abaixo o balanço da operação:

– Apreensão de duas retroescavadeiras;

– Apreensão de duas motosserras;

– Apreensão de duas roçadeiras;

– Apreensão de um soprador;

– Destruição de acampamento de desmatadores;

– Realização de procedimentos de polícia judiciária (oitiva/investigação);

– Mais de 1.750 km percorridos pela equipe;

– 7.222 hectares de áreas degradas fiscalizadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Banco Central comunica vazamento de dados de chaves Pix na Shopee
Ministério da Educação vai propor lei para proibir uso de celulares em salas de aula
https://www.osul.com.br/policia-federal-e-ibama-destroem-caminhoes-que-transportavam-madeira-ilegal-no-para/ Polícia Federal e Ibama destroem caminhões que transportavam madeira ilegal no Pará 2024-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar