Domingo, 22 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula critica a ONU: “Não tem coragem de criar o Estado Palestino”

Compartilhe esta notícia:

A sessão com chefes de Estado na Assembleia Geral da ONU começa nesta terça-feira

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A sessão com chefes de Estado na Assembleia-Geral da ONU começa nesta terça-feira (24). (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Na véspera de participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez em Nova York um discurso com críticas à instituição. Lula disse, entre outros pontos, que a ONU não tem “coragem” de criar o Estado Palestino.

A sessão com chefes de Estado na Assembleia Geral da ONU começa nesta terça-feira (24). Tradicionalmente, o presidente do Brasil é o primeiro chefe de Estado a falar nas sessões de discursos. Isso é uma homenagem ao papel do país na fundação da ONU.

Lula participou da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.

O presidente brasileiro foi homenageado durante a cerimônia por sua contribuição para objetivos do desenvolvimento sustentável: erradicação da pobreza e combate à fome. A premiação foi criada em 2017.

“O mundo está desgovernado. Ninguém respeita ninguém. A ONU, quando foi criada, tinha 51 países que eram sócios da ONU. Agora tem 193. Significa que mais de 140 não participaram quando ela foi criada. E a ONU, que quando foi criada, teve força para criar o Estado de Israel, não tem coragem de criar o Estado Palestino”, afirmou o presidente no evento.
Lula também afirmou que a ONU não tem sido capaz de evitar guerras pelo mundo.

“A ONU não consegue, não tem força para decidir. Não precisaria ter tido a guerra da Rússia com a Ucrânia, não precisaria ter tido o genocídio na Faixa de Gaza, não precisaria ter tido a invasão da Líbia, a guerra do Iraque. Tudo isso poderia ter sido evitado se a ONU cumprisse com a sua tarefa de ser uma espécie de governança mundial”, afirmou Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério Público aponta deputado como mandante do assassinato de jornalista no Rio de Janeiro
Começa em Porto Alegre um mutirão de imóveis para quem perdeu tudo nas enchentes
https://www.osul.com.br/em-discurso-antes-da-assembleia-geral-lula-critica-onu-nao-tem-coragem-de-criar-o-estado-palestino/ Lula critica a ONU: “Não tem coragem de criar o Estado Palestino” 2024-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar