Quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Receita Estadual simplifica emissão de documentos fiscais para transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Medida permite a geração de um único CT-e Simplificado para cargas com mais de um destinatário

Foto: Enecob/e-latino/Divulgação
Medida permite a geração de um único CT-e Simplificado para cargas com mais de um destinatário. (Foto: Enecob/e-latino/Divulgação)

A Sefaz (Secretaria da Fazenda), por meio da Receita Estadual, anunciou nesta semana uma nova medida para simplificar o transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul.

Regulamentada pelo Decreto 57.806/2024, a iniciativa permite que transportadoras emitam apenas um Conhecimento de Transporte Eletrônico Simplificado (CT-e Simplificado), documento utilizado para registrar operações de transporte de cargas, nos deslocamentos em que haja múltiplos destinatários. Antes, era necessário gerar um documento fiscal para cada destino.

A simplificação abrange o transporte intermunicipal e interestadual de mercadorias que tenham mais de dois destinatários e estejam cobertas por Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Para usufruir da medida, o transporte deve começar e terminar dentro do mesmo Estado e a tributação deve ser uniforme para todas as operações, inclusive quanto aos percentuais de redução da base de cálculo e diferimento.

Com a mudança, a Receita Estadual avança na simplificação tributária do setor de transporte de cargas, reduzindo a necessidade de emissão de vários documentos fiscais. A medida agiliza o processo, diminui a burocracia e diminui os custos operacionais relacionados à emissão de CT-es.

“Essa medida facilita a gestão do transporte de mercadorias, especialmente para empresas que lidam com diversos remetentes ou destinatários, o que torna mais simples o controle da documentação fiscal. Além disso, ao unificar o documento fiscal para várias operações, o acompanhamento e a fiscalização por parte da administração tributária também se tornam mais eficientes”, analisa o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Edison Franchi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Chuva forte causa estragos no Sul do Estado
Cidade do Rio Grande do Sul registra mais de 400 raios em apenas meia hora
https://www.osul.com.br/receita-estadual-simplifica-emissao-de-documentos-fiscais-para-transporte-de-mercadorias-no-rio-grande-do-sul/ Receita Estadual simplifica emissão de documentos fiscais para transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul 2024-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar