Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de setembro de 2024
Ainda que as mensagens instantâneas no celular tenham tomado conta da nossa comunicação através da internet, o bom e velho e-mail se mantém firme, bem usado, além de ser um meio mais estável.
Um dos sistemas de e-mail mais usados no mundo, com 1,8 bilhões de contas ativas, é o Gmail, lançado há duas décadas. Seja pela facilidade, robustez, capacidade e por estar sincronizado com os serviços do Google, incluindo o Android, provavelmente você tem uma conta e há algumas funções úteis que você não sabe.
Apagar e-mail enviado – Já se arrependeu de enviar um e-mail? Se for em até 30 segundos, você pode fazer essa configuração. Para cancelar o envio de um e-mail no Gmail, é possível clicar em “Desfazer” na faixa preta que aparece no canto inferior esquerdo da tela, logo após enviar a mensagem. O tempo padrão é de cinco segundos, mas pode ser alterado para até 30. O destinatário não recebe qualquer aviso do cancelamento, pois o Gmail só confirma o envio após o prazo estabelecido.
Para ativar essa configuração, no Gmail, clique nas configurações (engrenagem), depois em “Mostrar todas as configurações”. Ao lado da opção “Cancelar envio”, selecione um período de cancelamento de 5, 10, 20 ou 30 segundos. Na parte de baixo, clique em Salvar alterações.
Usar o e-mail offline – Para usar o Gmail offline, é possível seguir os seguintes passos: acessar as configurações do Gmail, marcar a opção “Ativar e-mail off-line”, e escolher as configurações desejadas, como o período de armazenamento de mensagens. Depois, clicar em “Salvar alterações”.
A opção offline do Gmail só funciona no Chrome. Quando estiver offline, é possível ler, responder e pesquisar as mensagens do Gmail. As novas mensagens ficam armazenadas na pasta “Caixa de saída” e são enviadas quando o usuário estiver conectado novamente.
Enviar um e-mail confidencial – esse modo permite definir uma data de validade e até uma senha para a mensagem. Para isso, após escrever o e-mail, selecione e ative o “modo confidencial”.
Quem for enviar o e-mail vai poder escolher algumas opções de privacidade e os destinatários não podem encaminhar, copiar, imprimir ou fazer download do conteúdo da mensagem. Trata-se de mais uma camada de segurança, pois o remetente pode definir restrições e prazos de validade para o conteúdo do e-mail.
Pela web, o usuário encontra essa opção no rodapé do Gmail, com o ícone de cadeado no editor de envio de mensagem. No aplicativo, com o e-mail sendo escrito, clique nos três pontinhos e, em seguida, em “Modo confidencial” e escolha as opções desejadas.