Domingo, 29 de setembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Corredores africanos vencem maratona internacional com passagem pelo Mercado Público

Compartilhe esta notícia:

Maxwell Rotich, de Uganda, campeão da Maratona Internacional de Porto Alegre.

Foto: Lincoln Schindler/Foco Radical/Divulgação
Maxwell Rotich, de Uganda, campeão da Maratona Internacional de Porto Alegre. (Foto: Lincoln Schindler/Foco Radical/Divulgação)

A Maratona Internacional de Porto Alegre conheceu os grandes campeões de sua 39ª edição neste domingo (29). Vivian Kiplagati, do Quênia, e Maxwell Rotich, de Uganda, conquistaram o lugar mais alto do pódio da prova principal do tradicional evento do calendário de corridas de rua do Brasil. Mais 18,5 mil atletas participaram do evento esportivo em dois dias de corridas. No sábado (28) foi dia da Meia Maratona (21,097 km), das Rústicas de 10 km e 5 km e da Maratoninha (infantil), enquanto o domingo foi dedicado à prova principal, com os 42,195 km na capital gaúcha.

Vivian Kiplagati (QUE) e Maxwell Rotich (UGA) entraram para o rol dos grandes atletas da tradicional Maratona Internacional de Porto Alegre, ao escreverem seus nomes na história da maratona mais antiga, mais icônica e mais rápida do Brasil. O ugandense Maxwell Rotich estreou na distância e, de cara, conquistou o título. Ele superou os 42,195 km com o tempo de 2h18m55. Já a queniana Vivian Kiplagati, segunda colocada na edição passada, alcançou a primeira colocação na maratona deste ano. Ela cruzou a linha de chegada após 2h42m57 de prova. Cada um faturou R$ 60 mil pelo lugar mais alto do pódio.

“Agradeço à organização da Maratona Internacional de Porto Alegre por ter me convidado para voltar para disputar a prova. No ano passado, fiquei na segunda colocação. Dessa vez vim para fazer uma maratona ainda mais forte. No começo, corri junto com outras atletas. Mas eu queria muito completar a prova e dei o meu melhor por este objetivo. Fico feliz com o resultado. Ainda mais com tanta torcida, que me incentivou chamando meu nome na reta final, e agradeço muito por isso”, disse a queniana.

“Primeiro, eu corri para completar a prova. O percurso é muito bom, ainda que o clima estivesse um pouco difícil por causa da alta umidade do ar neste domingo (29). Esta corrida no Brasil é muito boa. Estou muito feliz com a vitória e por ter conseguido essa boa premiação. Espero poder voltar na edição do próximo ano e, quem sabe, conseguir quebrar o recorde da prova”, falou o ugandense campeão da maratona.

A 39ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre foi a maior do histórico do evento. Ao todo, nos dois dias de provas, mais de 18,5 mil atletas participaram das corridas na capital gaúcha. Além disso, foram oferecidos R$ 645 mil em premiação, a maior entre as maratonas brasileiras em 2024. Prevista para junho, o evento esportivo teve de ser adiado para setembro em razão das enchentes e seus reflexos por todo o Rio Grande do Sul. Por isso, sua realização significa um marco na retomada do esporte e do turismo esportivo da cidade e do estado.

Resultados Finais

Feminino

Vivian Kiplagati (Quênia) – 2h42m57s.
Franciane Moura – 2h43m35s.
Susy Chemaimak (Quênia) – 2h44m12s.
Susane Martins – 2h49m03s.
Vaniclea dos Santos – 2h49m09s.

Masculino

Maxwell Rotich (Uganda) – 2h18m55s.
Elisha Barno (Quênia) – 2h20m11s.
Samuel do Nascimento – 2h21m17s.
Antonio de Araújo – 2h21m54s.
Eliezer Santos – 2h23m21s.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Eclipse do Sol poderá ser visto na Região Sul do Brasil
Brasil sofre no fim, mas derrota Marrocos e avança à semifinal da Copa do Mundo de futsal
https://www.osul.com.br/corredores-africanos-vencem-maratona-internacional-com-passagem-pelo-mercado-publico/ Corredores africanos vencem maratona internacional com passagem pelo Mercado Público 2024-09-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar