Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministro de Minas e Energia diz que o horário de verão é “possibilidade real” e pode voltar em novembro

Compartilhe esta notícia:

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (02), ministro Alexandre Silveira destacou que a situação hídrica é alarmante e exige atenção

Foto: Joseph Redfield/Pexels

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, voltou a dizer que o retorno do horário de verão é uma “possibilidade real”, mas que a decisão ainda não está tomada. Segundo ele, o martelo será batido apenas se o cenário de estiagem no Brasil não melhorar e deve ser para novembro.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas a decisão não está tomada; me reuni com as empresas aéreas, se o quadro não melhorar o atual quadro nos próximos dias, a possibilidade do horário de verão pode se tornar uma realidade muito premente”, disse.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (02), Silveira destacou que a situação hídrica é alarmante e exige atenção. O ministro também defendeu a utilização do saldo da conta bandeira para baratear a conta de luz.

“O ministro se equilibra sempre entre segurança energética e modicidade tarifária, e a segurança energética é mais importante que a motricidade tarifária. Nós vivemos a maior crise hídrica dos últimos 74 anos”, destacou.

Dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mostram que o volume hídrico atual é o menor desde que as previsões começaram a ser registradas, em 1950.

As discussões sobre a possível implementação do horário de verão começaram no início de setembro, quando o governo iniciou a avaliação de alternativas para economizar energia diante da estiagem. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) já recomendou que a volta do horário de verão seja “prudente e viável”, levando em conta o planejamento para os anos de 2025 e 2026.

“O horário de verão é muito transversal e a decisão tem que ser tomada com muita responsabilidade. Mesmo com sinalização positiva da ONS, para a possibilidade de uma possível volta dessa política pública”, frisou.

A questão do horário de verão não é nova. A prática foi suspensa em 2019, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que alegou que a decisão foi tomada com base em estudos sobre economia de energia e os impactos sobre o relógio biológico da população. Desde então, a discussão sobre sua eficácia e necessidade continua a gerar polêmica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
Mais de 70 mil livros são arrecadados para bibliotecas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/ministro-de-minas-e-energia-diz-que-o-horario-de-verao-e-possibilidade-real-e-pode-voltar-em-novembro/ Ministro de Minas e Energia diz que o horário de verão é “possibilidade real” e pode voltar em novembro 2024-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar