Sábado, 21 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2024
Em São Paulo, a deputada Tabata Amaral (PSB) se lançou à Prefeitura, também concorrendo, pela primeira vez a um cargo no Executivo municipal.
Foto: Ag. CâmaraDos 83 deputados e dos quatro senadores que disputaram a eleição municipal, apenas 12 conquistaram mandatos no domingo (6), conforme levantamento do Ranking dos Políticos, organização que acompanha o Congresso Nacional, com dados oficiais da Justiça Eleitoral. No total, 57 congressistas foram derrotados ou tiveram a eleição anulada e 18 vão disputar o segundo turno. O levantamento considera todos aqueles que concorreram a prefeito, vice-prefeito ou vereador.
No Rio de Janeiro, três deputados concorriam e foram derrotados pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), que ganhou a eleição no primeiro turno, com 60,47% dos votos. Alexandre Ramagem (PL-RJ), Tarcísio Motta (PSOL) e Marcelo Queiroz (PP) não conseguiram se eleger e continuarão com os mandatos na Câmara. Os três concorreram a prefeito pela primeira vez. Em São Paulo, a deputada Tabata Amaral (PSB) se lançou à Prefeitura, também concorrendo, pela primeira vez a um cargo no Executivo municipal, e terminou o primeiro turno em quarto lugar.
Entre os quatro senadores que disputam as eleições municipais, apenas um foi eleito: Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que ganhou como vice-prefeito de Maceió na chapa de JHC. Os dois são aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e derrotaram o candidato do senador Renan Calheiros (MDB-AL), na disputa, Rafael Brito (MDB). Foram derrotados Carlos Viana (Podemos-MG) em Belo Horizonte, Eduardo Girão (Novo) em Fortaleza e Vanderlan Cardoso (PSD) em Goiânia.
“Apesar do número recorde de congressistas que participaram das eleições municipais, o desempenho nas urnas evidenciou um certo distanciamento de suas bases eleitorais, com a maioria apresentando resultados abaixo do esperado”, afirma Juan Carlos Arruda, diretor-geral do Ranking dos Políticos. “É interessante notar como essa dinâmica influencia o cenário político nacional, com figuras de destaque no Congresso buscando fortalecer sua atuação a partir de mandatos municipais.”
Entre os deputados eleitos, estão Carmen Zanotto (Cidadania) em Lages (SC) e Washington Quaquá (PT) em Maricá (RJ). Confira a lista:
Carmen Zanotto (Cidadania – SC) – Lages (SC).
Alberto Mourão (MDB – SP) – Praia Grande (SP).
Gerlen Diniz (PP – AC) – Sena Madureira (AC).
Washington Quaquá (PT – RJ) – Maricá (RJ).
Dr. Benjamim (União Brasil – MA) – Açailândia (MA).
Hélio Leite (União Brasil – PA) – Castanhal (PA).
Deputados federais eleitos para vereador:
Priscila Costa (PL – CE) – Fortaleza (CE).
Eliza Virgínia (PP – PB) – João Pessoa (PB).
Luiz Antonio Corrêa (PP – RJ) – Valença (RJ).
Nitinho (PSD – SE) – Aracaju (SE).
Carla Ayres (PT – SC) – Florianópolis (SC).
Senador eleito:
Rodrigo Cunha (Podemos – AL) se elegeu como vice-prefeito na chapa de João Henrique Caldas (PL), atual prefeito de Maceió.
Deputados federais que disputam o segundo turno para prefeito:
Alex Manente (Cidadania – SP) – São Bernardo do Campo (SP).
Max Lemos (PDT – RJ) – Queimados (RJ).
Márcio Correa (PL – GO) – Anápolis (GO).
Professor Alcides (PL – GO) – Aparecida de Goiânia (GO).
Delegado Éder Mauro (PL – PA) – Belém (PA).
Abílio Brunini (PL – MT) – Cuiabá (MT).
André Fernandes (PL – CE) – Fortaleza (CE).
Capitão Alberto Neto (PL – AM) – Manaus (AM).
Carlos Jordy (PL – RJ) – Niterói (RJ).
Rosana Valle (PL – SP) – Santos (SP).
Ricardo Silva (PSD – SP) – Ribeirão Preto (SP).
Guilherme Boulos (PSOL – SP) – São Paulo (SP).
Natália Bonavides (PT – RN) – Natal (RN).
Fabio da Rosa (PT – RS) – Porto Alegre.
Mariana Carvalho (Republicanos – MA) – Imperatriz (MA)
Paulinho Freire (União Brasil – RN) – Natal (RN)
Deputado federal que disputa o segundo turno para vice-prefeito:
Bebeto (PL – RJ) – São João de Meriti (RJ).