Quarta-feira, 09 de outubro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro das Relações Exteriores do Brasil espera que conversa entre Biden e Netanyahu reduza violência no Oriente Médio

Compartilhe esta notícia:

Vieira reforçou a intenção do Brasil de negociar a paz na região.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Vieira reforçou a intenção do Brasil de negociar a paz na região. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, espera que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, possa contribuir para reduzir a escalada de violência no Líbano. Vieira participou do programa Bom dia, Ministro, do Canal Gov, e falou sobre o conflito no Oriente Médio e na disposição do Brasil por negociar a paz na região.

“Eu espero que a conversa telefônica do presidente Biden com o primeiro-ministro de Israel surta efeitos, da mesma forma que o governo russo possa, em suas interações e conversas com o governo iraniano, conter o ataque ou outro tipo de ação militar. Porque disso ninguém sai ganhando. Só haverá mais mortes e perdas, inclusive, de infraestrutura nos países”, disse o chanceler.

De acordo com agências internacionais de notícias, Biden deve telefonar para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netayahu, nesta quarta-feira (9), para falar sobre os planos de Israel para atacar o Irã. Existe a expectativa de uma retaliação de Israel a um ataque iraniano ocorrido na última semana. Esse ataque, porém, não provocou mortes.

Vieira reforçou a intenção do Brasil de negociar a paz na região. “O número de mortos no conflito na Palestina já passa de 41 mil. No Líbano já há 1,2 milhão de deslocados, há mais de 2 mil mortes. É isso que o Brasil, por sua tradição diplomática, tenta evitar, tenta combater, critica e está sempre pronto a manter uma conversa com qualquer país que queira trabalhar por uma solução pacífica e negociada de todas as diferenças”.

Resgate de brasileiros

O ministro reforçou as estimativas do governo brasileiro em resgatar 3 mil brasileiros residentes no Líbano. Segundo ele, uma grande parte dos 20 mil brasileiros que vivem no país entraram em contato com a embaixada brasileira. “Eu acredito que até a realização dos voos alguns desistam por razões variadas, mas eu me arriscaria a projetar em torno de 3 mil, que precisarão desse apoio do governo brasileiro, que será dado”. Um terceiro voo já está a caminho de Beirute, onde ficará cerca de 3 horas para o embarque dos brasileiros e voltará em seguida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

“Enem dos concursos”: convocados para a prova de títulos devem enviar documentação até quinta-feira
Bebê nasce dentro de viatura da Polícia Rodoviária Federal em Eldorado do Sul
https://www.osul.com.br/ministro-das-relacoes-exteriores-do-brasil-espera-que-conversa-entre-biden-e-netanyahu-reduza-violencia-no-oriente-medio/ Ministro das Relações Exteriores do Brasil espera que conversa entre Biden e Netanyahu reduza violência no Oriente Médio 2024-10-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar