Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Marcelo Warth | 12 de outubro de 2024
O evento foi apresentado pela atriz Cissa Guimarães em São Paulo
Foto: Marcelo Warth/O SulA 17ª edição do Fórum da Longevidade debateu o envelhecimento da população brasileira, o impacto na economia com o aumento expressivo do número de idosos nas próximas décadas e dicas para ter uma vida longeva com qualidade.
Em 2070, os idosos devem representar quase 40% da população do Brasil, o que corresponderá a mais de 75 milhões de pessoas nessa faixa etária, de acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Apresentado pela atriz Cissa Guimarães no Teatro Bradesco, em São Paulo, o evento contou com a presença de especialistas, como o gerontólogo Alexandre Kalache, personalidades, público em geral, jornalistas e influenciadores digitais de todo o País.
Foram realizados painéis sobre saúde, bem-estar, finanças, gerações, entre outros temas ligados à longevidade. Um dos destaques desta edição foi a participação da atriz e cantora Zezé Motta, de 80 anos, que compartilhou com o público dicas de como viver bem na terceira idade.
O Fórum contou com uma apresentação do cantor Pedro Mariano e da sua filha Rafa Mariano em homenagem a Elis Regina e uma palestra do ex-diretor do Programa da Organização das Nações Unidas para o Envelhecimento Alexandre Sidorenko.
Durante o evento, também foi apresentada uma pesquisa que avaliou o ILP (Indicador de Longevidade Pessoal) dos brasileiros. Segundo o levantamento, no Brasil, 9 em cada 10 pessoas dizem ter algum conhecimento sobre o conceito de longevidade, mas apenas 38% declaram saber exatamente o seu significado.
De acordo com a pesquisa, de modo geral, as finanças se mostraram o aspecto mais desafiador da longevidade para os brasileiros: somente 4 em cada 10 entrevistados possuem reserva financeira para a aposentadoria.
O Fórum da Longevidade, promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, teve transmissão ao vivo pelo Youtube.