Sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Vídeo de 2022 foi editado para parecer que o ex-ministro Silvio Almeida pediu votos para Guilherme Boulos na eleição atual

Compartilhe esta notícia:

Ex-ministro apoiou candidatura do psolista para deputado federal, mas postagens omitem trechos da gravação sobre o ano da votação. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Um vídeo de Silvio Almeida pedindo apoio a Guilherme Boulos enquanto candidato a deputado federal, em 2022, foi editado para alegar apoio do ex-ministro ao psolista nas eleições municipais de 2024. O pleito deste ano não é citado nos conteúdos, mas a publicação próxima à realização do segundo turno pode induzir usuários das redes sociais ao erro.

O vídeo original foi publicado em 31 de agosto de 2022 no canal oficial do YouTube de Boulos. No conteúdo, Almeida diz que “a eleição de Boulos à Câmara dos Deputados é fundamental não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil, contribuindo para um futuro onde novas conquistas possam ser realizadas em prol de uma sociedade mais justa”.

O trecho, assim como os outros que citam a Câmara, o ano e o âmbito federal das eleições de 2022, no entanto, foi suprimido nos posts enganosos. O vídeo original tem 1 minuto e 22 segundos de duração, enquanto a versão enganosa tem 56 segundos. O Comprova (serviço de checagem de informações do jornal O Estado de S. Paulo) listou todas as falas de Almeida que estão no vídeo original e foram retiradas do conteúdo enganoso:

* “Venho aqui apoiar Guilherme Boulos a deputado federal por São Paulo”

* “Por isso, vai ser essencial que com o presidente Lula na presidência, Guilherme Boulos esteja na Câmara dos Deputados para fazer o bom combate”

* “No próximo ano”

* “No próximo ano, na Câmara dos Deputados”

Além disso, no conteúdo investigado, há ao menos três cortes abruptos de edição, mostrando alteração do conteúdo original. A edição também aplicou um zoom na imagem, retirando a legenda do vídeo e marca d’água da campanha de Boulos, com o número de candidato a deputado federal.

Não foram encontradas entrevistas ou declarações públicas de Almeida apoiando qualquer candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano. Ele comentou o pleito, sem citar especificamente São Paulo, em fevereiro, durante encontro com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, para discutir o combate à violência política nas eleições.

O perfil responsável pela publicação e criação do vídeo, como mostra uma marca d’água que reproduz seu nome de usuário, não permite o envio de mensagens. A mesma configuração impediu o contato com outros perfis que publicaram a desinformação.

Outras checagens sobre o tema: A participação de Boulos na disputa pela Prefeitura de São Paulo é alvo frequente de desinformação. O Comprova já mostrou, por exemplo, que é falso que a candidatura dele foi cassada e Marçal (PRTB) está no segundo turno contra Ricardo Nunes (MDB). A iniciativa também concluiu que o psolista não ultrapassou Marçal na mesma hora em que Dilma e Lula dispararam contra adversários em 2014 e 2022, o que indicaria uma fraude nas eleições.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Em entrevista ao New York Times, presidente do Supremo justifica atuação do Tribunal
Voto é obrigatório para quem completa 18 anos entre os dois turnos; entenda
https://www.osul.com.br/video-de-2022-foi-editado-para-parecer-que-o-ex-ministro-silvio-almeida-pediu-votos-para-guilherme-boulos-na-eleicao-atual/ Vídeo de 2022 foi editado para parecer que o ex-ministro Silvio Almeida pediu votos para Guilherme Boulos na eleição atual 2024-10-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar