Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de outubro de 2024
O Inter Miami disputará o Mundial de Clubes de 2025. Nesse sábado (19), a Fifa anunciou que a equipe comandada por Lionel Messi garantiu a vaga na competição como representante do país anfitrião, uma tradição na competição. A vaga foi conquistada pelo time de Messi e Suárez por conta do título da Supporters’ Shield, taça dada ao time de melhor campanha na temporada regular da Major League Soccer (MLS).
A outra opção seria o vencedor da MLS Cup, o mata-mata que define o campeão da liga – título que o Inter Miami ainda pode faturar. Entretanto, tal troféu só será decidido no começo de dezembro, quando os grupos devem ser sorteados pela Fifa. A imprensa americana indica que o estádio do Inter em Miami pode ser, inclusive, o palco da abertura do Mundial.
Com a definição do representante do país anfitrião, resta apenas um participante a ser confirmado no Mundial de Clubes de 2025, dependendo da Copa Libertadores deste ano. Atlético-MG, Botafogo ou Peñarol podem garantir o posto se conquistarem o título continental. Se o campeão da Libertadores for o River Plate, que também já está garantido no Mundial, o Olimpia, do Paraguai, ficará com a última vaga sul-americana pelo ranking da Conmebol. Três clubes brasileiros já estão garantidos na competição da Fifa: Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
A Fifa anunciou que a edição inaugural da Copa do Mundo de Clubes será disputada em 11 cidades, sendo que uma delas, Orlando, terá dois estádios no torneio. Nove sedes ficam na Costa Leste, e apenas duas estão na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025. A competição terá 32 times e será disputada a cada quatro anos.
O MetLife Stadium, que fica em East Rutherford, em Nova Jersey, também vai receber a decisão da Copa do Mundo de 2026, que será organizada em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá.
Confira os 12 estádios do Mundial de Clubes 2025: Miami (Estádio Hard Rock); Seattle (Lumen Field); Los Angeles (Estádio Rose Bowl); Orlando (Estádio Camping World e Estádio Inter&Co); Atlanta (Estádio Mercedes-Benz); Nashville (GEODIS Park); Charlotte (Estádio Bank of America); Cincinnati (Estádio TQL); Washington DC (Audi Field); Filadelfia (Lincoln Financial Field); Nova York/Nova Jersey (Estádio MetLife).
Veja os 30 times confirmados pela Fifa para o Mundial de Clubes de 2025: Boca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL; River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL; Fluminense (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2023; Flamengo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2022; Palmeiras (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2021; Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da OFC; Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024; Club León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023; Inter Miami (EUA) – vencedor da Supporter’s Shield 2024; Seattle Sounders (EUA) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2022; Monterrey (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2021; FC Salzburg (Áustria) – via ranking da UEFA; Atlético de Madri (Espanha) – via ranking da UEFA; Juventus (Itália) – via ranking da UEFA; Borussia Dortmund (Alemanha) – via ranking da UEFA; Benfica (Portugal) – via ranking da UEFA; Porto (Portugal) – via ranking da UEFA; Internazionale de Milão (Itália) – via ranking da UEFA; Paris Saint-Germain (França) – via ranking da UEFA; Bayern de Munique (Alemanha) – via ranking da UEFA; Manchester City (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2022/23; Real Madrid (Espanha) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2021/22; Chelsea (Inglaterra) – vencedor da Liga dos Campeões da UEFA 2020/21; Ulsan (Coreia do Sul) – via ranking da AFC; Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2024; Urawa Red Diamonds (Japão) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2022; Al-Hilal (Arábia Saudita) – vencedor da Liga dos Campeões da AFC 2021; Mamelodi Sundowns (África do Sul) – via ranking da CAF; ES Tunis Esperance (Tunísia) – finalista da Liga dos Campeões da CAF 2023/24 ou via ranking da CAF; Wydad (Marrocos) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2021/22; Al Ahly (Egito) – vencedor da Liga dos Campeões da CAF 2020/21 e 2022/23.