Quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Tentativa de golpe pela internet atinge 32% dos consumidores brasileiros

Compartilhe esta notícia:

35% dos entrevistados admitem que deixaram de comprar pela internet nos últimos 3 meses por medo de fraude. (Foto: Agência Brasil)

Três em cada dez consumidores (32%) sofreram ou passaram por alguma tentativa de fraude nas compras pela internet, seja por não receber o produto que comprou num site falso ou clonado; ter o cartão de crédito / débito clonado; ou até mesmo ser abordado pelo infrator pelo Whatsapp e convencido a realizar o pagamento fora da plataforma de venda. O dado faz parte de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Diante disto, 35% dos entrevistados admitem que deixaram de comprar pela internet nos últimos 3 meses por medo de fraude.

A pesquisa aponta que cerca de 119,5 milhões de pessoas compraram online pelo menos 1 vez nos últimos 12 meses. Para realizar as compras, 90% dos consumidores utilizaram celular, 27% notebook e 24% computador de mesa.

Os aplicativos (70%) e sites de lojas (69%) são os principais canais de vendas, com larga distância das redes sociais Instagram (13%) e Whatsapp (11%).

“Os golpes financeiros ganham a cada dia novas versões que exigem do consumidor atenção. Por isso, é importante ficar atento antes de fazer qualquer pagamento ou transferência. Verificar os comentários e experiências de outros consumidores antes de efetuar a compra, além de pesquisar se o site é seguro são algumas medidas que podem diminuir as chances de sofrer um golpe pela internet”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Quando investigado os sites e/ou aplicativos mais utilizados nas compras, percebe-se no ranking das primeiras posições, grande participação de plataformas estrangeiras. Os principais são Shopee (64%), Mercado Livre (61%), Amazon (42%), Americanas (35%), Shein (34%) e Magalu (30%).

Os produtos e/ou serviços mais adquiridos pela internet no último mês foram roupas, calçados e acessórios (46%), comida por delivery (37%), remédios e produtos de cuidados da saúde (27%), artigos para casa (26%), supermercado (24%) e cosméticos/ perfumes (22%).

Os sites despontam na preferência dos consumidores quando se trata de comprar eletrodomésticos (43%), eletrônicos e informática (40%) e artigos para casa e decoração (39%).

Já vestuário (43%) e cosméticos e perfumes (36%) são mais adquiridos por aplicativos. Em algumas categorias, os consumidores têm preferência de comprar em lojas físicas. É o caso do supermercado (54%), acessórios e peças automotivas (46%), medicamentos e farmácia (37%) e livros (36%). As redes sociais representam menor participação.

95% já compraram mais de uma vez em uma loja que já são clientes, principalmente pela confiança (37%), preços melhores (36%) e não ter tido problema na compra anterior (31%).

O gasto médio dos consumidores na sua última compra online foi de R$216 (R$33 a menos que no ano passado). E em média, os consumidores fizeram 4 compras pela internet no último mês.

Por outro lado, 43% dos entrevistados admitiram que aumentaram as compras pela internet em comparação aos últimos 12 meses, enquanto 30% não mudaram e 25% diminuíram.

As formas de pagamento mais usuais nas compras são o PIX (60%), o cartão de crédito (55%, queda de 7 pontos percentuais frente a 2023) e o cartão de débito (20%).

Seis em cada dez entrevistados (64%) fizeram compras parceladas nos últimos 3 meses, sendo que 44% estavam com parcelas em aberto até a finalização da pesquisa e 20% já tinham quitado todas as parcelas. 30% pagaram as compras à vista.

Os fatores mais importantes na escolha de uma loja online são o frete grátis (49%), as promoções e descontos (47%), o preço baixo (43%), a facilidade na forma de pagamento (33%) e as descrições detalhadas dos produtos (30%).

Os canais mais utilizados para pesquisar produtos pela internet são os buscadores como Google e Yahoo (55%, queda de 18 p.p. comparado a 2023); os sites / aplicativos de varejistas (51%, queda de 13 p.p. frente a 2023) e os sites/aplicativos do fabricante / empresas (48%, aumento de 33 p.p. frente a 2023).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Sete membros de equipe de remo de Pelotas e treinador morrem após carreta tombar sobre van no Paraná; delegação voltava ao RS após participar de competição em São Paulo
Rio Grande do Sul chora a morte de integrantes de equipe de remo de Pelotas em acidente no Paraná
https://www.osul.com.br/tentativa-de-golpe-na-internet-atinge-32-dos-consumidores-brasileiros/ Tentativa de golpe pela internet atinge 32% dos consumidores brasileiros 2024-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar