Terça-feira, 22 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PF indicia Vale, Samarco, executivos e técnicos por tragédia em Mariana

Compartilhe esta notícia:

Diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, está entre os indiciados pela Polícia Federal. (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal informou na tarde desta quarta-feira (13) que indiciou a Samarco, a Vale (dona da Samarco), a empresa VogBR – consultoria que emitiu o laudo que atestou a estabilidade da barragem de Fundão – e sete executivos e técnicos por crimes ambientais provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

Segundo a corporação, entre os indiciados está o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi.

Também foram indiciados o coordenador de monitoramento das barragens, a gerente de geotecnia, o gerente geral de projetos e responsável técnico pela barragem de Fundão, o gerente geral de operações, o diretor de operações, e o engenheiro responsável pela declaração de estabilidade da barragem em 2015 da empresa que atestou a estabilidade das barragens.

A barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce.

Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 17 pessoas mortas e duas desaparecidas.

A polícia especificou cargos, mas, não mencionou os nomes dos indiciados em nota enviada à imprensa. A corporação também não especificou a que crimes as empresas e os profissionais foram responsabilizados.

Em nota, a Samarco afirmou que não concorda com o indiciamento dos profissionais “porque até o presente momento não há uma conclusão pericial técnica das causas do acidente”.

A Vale disse que não vai comentar o indiciamento da empresa.

A VogBR informou que não foi comunicada oficialmente e que, por enquanto, não iria se pronunciar. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Rodoviária Federal flagra no RS carro de turista argentino com placas adulteradas; veja o vídeo que mostra a adulteração
Concursos e nomeações permaneceram congelados por mais seis meses. Governador Sartori assinou a prorrogação de decreto do corte de gastos
https://www.osul.com.br/pf-indicia-vale-samarco-executivos-e-tecnicos-por-tragedia-em-mariana/ PF indicia Vale, Samarco, executivos e técnicos por tragédia em Mariana 2016-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar