Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2024
Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, presidente seguiu orientação médica
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a ida à COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), no Azerbaijão. A viagem estava prevista para ocorrer entre os dias 10 e 12 de novembro.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira (28) pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Cancelou por conta da orientação médica”, disse durante conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, de onde o presidente tem despachado desde que sofreu uma queda.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, vai representar o Brasil no evento. Esta é a quarta viagem que Lula cancela desde que bateu a cabeça num acidente doméstico. Na sexta-feira (25), o presidente cancelou a ida a Cali, na Colômbia, onde participaria da Conferência das Nações Unidas sobre a Biodiversidade.
Antes, Lula decidiu não ir a São Paulo votar. Também deixou de participar da Cúpula dos BRICS, na Rússia. Apesar das restrições em relação a viagens, o presidente participou de ato no Palácio do Planalto de Assinatura de Repactuação do Termo de Ajustamento de Conduta relativo ao rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015.
No mesmo dia, ele fez novos exames. Em nota, os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio informaram que o resultado “está estável em relação aos anteriores” e que Lula “está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília”.