Quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Hemocentro do Rio Grande do Sul necessita doações de sangue de todos os tipos

Compartilhe esta notícia:

Uma única contribuição pode salvar até quatro vidas. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As unidades do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo necessitam de doações de sangue de todos os tipos, preferencialmente do tipo “O”. Na Capital, a equipe atende de segunda a sexta-feira (8h às 16h) na avenida Bento Gonçalves nº 3.722, bairro Partenon (Zona Leste).

A lista completa dos locais onde é possível colaborar, assim como os contatos para agendamento (não obrigatório), está disponível no site da Secretaria da Saúde (SES) – saude.rs.gov.br.

O Hemocentro distribui sangue e derivados para aproximadamente 40 hospitais. De acordo com a direção do órgão (vinculado à Secretaria Estadual da Saúde), são necessárias cerca de 100 novas doações por dia para suprir a demanda.

Trata-se de um procedimento fundamental para garantir a disponibilidade de componentes sanguíneos aos pacientes que necessitam de transfusão por causa de acidentes, cirurgias e outras situações clínicas. Uma única contribuição é capaz de salvar até quatro vidas, conforme salientam especialistas.

Se cada cidadão saudável doasse sangue ao menos uma vez a cada semestre, não seriam necessárias campanhas emergenciais para reposição de estoques. “O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental”, finaliza o Hemocentro.

Também é possível colaborar diretamente com os bancos se sangue de instituições de saúde. É o caso do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que absorve uma alta demanda de pacientes, muitos deles atendidos em estado grave devido a acidentes, por exemplo. Voluntários devem agendar o procedimento por meio do whatsapp (51) 3289-7658. Endereço: Largo Teodoro Herzl s/nº (junto à avenida Osvaldo Aranha), na divisa entre os bairros Santana e Bom Fim.

Com capacidade para receber 16 a 20 doadores por dia, a unidade funciona em diferentes turnos conforme o dia da semana: nas segundas e sextas-feiras o horário vai das 8h ao meio-dia, enquanto nas terças e quintas o atendimento é das 13h às 17h. Já nas quartas-feiras o expediente é duplo, à tarde e à noite (com pausa entre meio-dia e 13h).

Exigências

– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados de um responsável legal).
– Pesar no mínimo 50 quilos (sem contar roupas e calçados).
– Ter dormido ao menos seis horas antes da doação.
– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
– Não fumar ao menos duas horas antes da doação.
– Apresentar documento oficial de identidade com foto.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Polícia Federal faz operação contra inserção de falsa filiação de Lula ao partido de Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral
Soma de notas fiscais para descontos no IPVA: prazo termina nesta quinta-feira
https://www.osul.com.br/hemocentro-do-rio-grande-do-sul-necessita-doacoes-de-sangue-de-todos-os-tipos/ Hemocentro do Rio Grande do Sul necessita doações de sangue de todos os tipos 2024-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar