Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de outubro de 2024
Nessa quinta-feira (31), a Secretaria de Saúde de Porto Alegre retomou em todos os seus postos a vacinação contra covid. O fármaco utilizado é o monovalente fabricado pelo laboratório norte-americano Moderna. Todas as crianças de 6 meses e 5 anos incompletos têm indicação para recebimento do imunizante.
Já a partir dos 5 anos, a vacina é oferecida aos seguintes grupos prioritários: crianças, adolescentes e adultos imunocomprometidos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos em diante), indivíduos com comorbidades, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência.
Além de completar o esquema primário contra a covid, é preciso estar atento para as doses anuais. Imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes, puérperas e idosos devem receber duas doses anuais da vacina monovalente, com intervalo mínimo de seis meses. Pessoas com 5 anos ou mais que não pertencem a grupos prioritários e já possuem o esquema primário completo (duas doses) não têm indicação para receber a dose de reforço.
Reabastecimento
A retomada foi possível graças ao desembarque, nesta semana, de 5,4 mil doses ao Rio Grande do Sul. Parte de uma remessa geral de 1,2 milhão de unidades enviadas pelo Ministério da Saúde a diversos Estados, o lote tem por finalidade suprir a demanda – o Estado enfrentava desabastecimento por não receber esse tipo de fármaco desde junho, devido à dificuldade de aquisição pela pasta federal.
O lote deveria ser desembarcado na capital gaúcha sexta-feira passada (25), mas um atraso na logística aérea acabou atrasando a operação em alguns Estados. A fabricante fará as próximas entregas de forma parcelada, conforme a adesão à campanha pela população e atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dados oficiais apontam que 86% da população brasileira completou o esquema primário (com duas doses).
(Marcello Campos)