Sexta-feira, 01 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Indústria brasileira cresce 1,1% em setembro, revela pesquisa do IBGE

Compartilhe esta notícia:

Três das quatro grandes categorias econômicas da indústria cresceram de agosto para setembro.

Foto: CNI/Divulgação
Três das quatro grandes categorias econômicas da indústria cresceram de agosto para setembro. (Foto: CNI/Divulgação)

A produção da indústria brasileira cresceu 1,1% em setembro deste ano em relação a agosto. Essa é a segunda alta consecutiva porque em agosto a expansão havia sido de 0,2%. A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foi divulgada nesta sexta-feira (1º), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria também apresentou expansão na comparação com setembro do ano passado (3,4%), a quarta alta consecutiva, e nos acumulados do ano (3,1%) e de 12 meses (2,6%).

As principais altas em setembro – na comparação com agosto – vieram dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%), produtos alimentícios (2,3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (2,5%), produtos do fumo (36,5%), metalurgia (2,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%). No total, 12 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram crescimento.

Queda

Ao mesmo tempo, 12 setores tiveram queda, com destaque para indústrias extrativas (-1,3%), produtos químicos (-2,7%), outros equipamentos de transporte (-7,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-3,7%). Produtos de borracha e material plástico apresentaram estabilidade na produção.

Três das quatro grandes categorias econômicas da indústria cresceram de agosto para setembro: bens de capital, isto é, máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (4,2%), bens intermediários (insumos industrializados usados no setor produtivo (1,2%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,6%). Apenas o segmento de bens de consumo duráveis teve queda (-2,7%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Dmae retoma leitura do consumo de água nos hidrômetros em Porto Alegre
Deputada federal apresenta projeto de lei para liberar realização de eventos religiosos em escolas
https://www.osul.com.br/industria-brasileira-cresce-11-em-setembro-revela-pesquisa-do-ibge/ Indústria brasileira cresce 1,1% em setembro, revela pesquisa do IBGE 2024-11-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar