Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de novembro de 2024
Não há informações sobre o estado de saúde do piloto que ejetou.
Foto: ReproduçãoUm avião da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP) caiu depois de colidir com outro, na tarde desta sexta-feira (1º), na zona rural do município.
O piloto da aeronave que caiu consegui se ejetar antes da queda e acionou o paraquedas. O piloto da outra aeronave pousou em segurança.
Não há informações sobre o estado de saúde do piloto que ejetou. As identidades dos dois não foram divulgadas.
Acidente
A queda aconteceu em uma área de mata ao lado da Estrada São Domingos. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante voo de instrução.
Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. “O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB”, informou o órgão.
Ainda segundo a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará as causas do acidente.
Veja nota da FAB
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (1º), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas. A AFA confirmou a queda, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.
Em 27 de abril, um Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça caiu em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), após apresentar problemas técnicos. Relembre a reportagem.
Os dois tripulantes, o piloto e um mecânico, conseguiram ejetar antes da queda e foram resgatados pelo helicóptero da equipe de resgate da AFA.”