Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2016
Uma série de explosões e tiroteios nesta quinta-feira (14), no Centro de Jacarta, capital da Indonésia, deixou ao menos sete pessoas mortas – entre elas cinco agressores –, afirmou o ministro da Segurança, Luhut Panjaitan.
O presidente do país, Joko Widodo, chamou de “atos terroristas” os ataques, que tiveram como alvo sobretudo um posto da polícia e um café da rede Starbucks situado em um centro comercial próximo do palácio presidencial e do escritório da ONU.
A polícia informou que o ataque foi cometido por entre 10 e 14 homens armados e que dois deles teriam se explodido e outros dois foram mortos a tiros. A ação começou pouco depois das 10h30min (1h30min de Brasília), afirmou Ruli Koestaman, de 32 anos, que estava perto do local. “Escutei uma forte explosão, como um terremoto, e todos seguimos para a rua”, disse.
Em dezembro, a polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de integrarem uma rede próxima ao EI (Estado Islâmico) e outras quatro vinculadas ao grupo extremista Jemaah Islamiyah, responsável por vários atentados na Indonésia.
As forças de segurança apreenderam material para a fabricação de explosivos e uma bandeira inspirada no EI. O país tem a maior população muçulmana do mundo – 88% de seus 250 milhões de habitantes – e já foi alvo de vários ataques de islamitas radicais. (Folhapress)