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Economia Vendas do comércio brasileiro crescem 0,5% em setembro e acumulam alta de 4,8% neste ano

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Quatro das oito atividades do setor apresentaram resultados positivos em setembro na comparação com agosto

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Quatro das oito atividades do setor apresentaram resultados positivos em setembro na comparação com agosto. (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

As vendas do comércio varejista brasileiro aumentaram 0,5% em setembro na comparação com agosto, quando registraram variação negativa de 0,2%. Com o resultado, em 2024 o varejo acumula alta de 4,8%.

Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,9%. Os dados são da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada nesta terça-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quanto às atividades, quatro das oito apresentaram resultados positivos em setembro ante agosto: outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,5%), combustíveis e lubrificantes (2,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%).

Por outro lado, móveis e eletrodomésticos (-2,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,8%), tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%) tiveram queda.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 1,8% na passagem de agosto para setembro. Já na comparação com setembro de 2023, houve expansão de 3,9%, sexto mês seguido de alta.

“Ao longo do ano de 2024, o desempenho dos setores de hiper e supermercados e artigos farmacêuticos sustentou o varejo. Isso não foi diferente na passagem de agosto para setembro, o que reflete uma certa concentração do consumo em itens prioritários, como alimentos e medicamentos”, explicou o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos.

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