Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Inflação argentina recua para 2,7% em outubro, mas acumula de 193% em 12 meses

Compartilhe esta notícia:

A Argentina passa por um grande ajuste econômico sob o comando do presidente ultraliberal Javier Milei

Foto: Reprodução/YouTube
A Argentina passa por um grande ajuste econômico sob o comando do presidente ultraliberal Javier Milei. (Foto: Reprodução/YouTube)

A inflação na Argentina ficou em 2,7% em outubro, apontou o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), divulgado na terça-feira (12) pelo Indec (Instituto Nacional de Estatísticas e Censos) do país. Esse é o resultado mensal mais baixo desde novembro de 2021.

Em relação a setembro, quando o índice ficou em 3,5%, a diferença é de 0,8 ponto percentual, o que mostra uma nova desaceleração na taxa. No entanto, em 12 meses, o aumento dos preços acumula alta de 193%. O acumulado é menor do que o verificado em setembro, quando era de 209%.  Já no período de janeiro a outubro, a taxa chegou a 107%.

O setor com maior alta de preços em outubro foi o de Habitação, Água, Eletricidade, Gás e Outros Combustíveis (5,4%). Na sequência, ficaram Roupas e Calçados (4,4%), Restaurantes e Hotéis (4,3%) e Saúde (3,6%).

A Argentina passa por um grande ajuste econômico sob o comando do presidente ultraliberal Javier Milei. O país já vinha enfrentando uma forte recessão econômica, e Milei promoveu um amplo corte de gastos públicos.

Após tomar posse, em dezembro de 2023, Milei decidiu paralisar obras federais e interromper o repasse de dinheiro para os Estados. Foram retirados subsídios às tarifas de água, gás, luz, transporte público e serviços essenciais.

Quando os incentivos foram retirados, houve um aumento expressivo nos preços ao consumidor. Mas, logo no primeiro trimestre deste ano, o presidente conseguiu o primeiro superávit [arrecadação maior do que gastos] desde 2008. O objetivo de Milei é alcançar o “déficit zero” no fim de 2024.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Mutirão do projeto Avança Mulher Empreendedora será realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Instituição financeira abre vagas para assessores de investimentos em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/inflacao-argentina-recua-para-27-em-outubro-mas-acumula-de-193-em-12-meses/ Inflação argentina recua para 2,7% em outubro, mas acumula de 193% em 12 meses 2024-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar